O Dia do Douro, em Ourense, deixou os visitantes do Xantar e os organizadores daquele grande evento gastronómico rendidos à evidência. O aroma do vinho fino e do espumante cruzaram-se com os paladares da comida tradicional num jantar típicamente à portuguesa animado pela jovem advogada de Lamego, Helena Sarmento.
Antes do almoço, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego fez demonstrações culinárias sobre a nova cozinha do Douro e a apresentação de uma experiência na elaboração de cocktails com espumante, em que entram alguns frutos típicos da região, nomeadamente a baga de sabugueiro.
Medalhas, distinções e uma entronização foram os “mimos” que o presidente do Turismo do Douro recebeu em nome daquela região turística.
O programa do Xantar já contemplou varias acções, tais como: o dia do mar, o dia dedicado a Badajoz, o dia das Astúrias, o encontro anual das confrarias gastronómicas de Galiza e Portugal e o encontro sobre a dieta atlântica. Também já se desenrolaram outras actividades, com destaque para a entrega do “prato de ouro” aos restaurantes galegos premiados e a entrega do prémio sobre a campanha “Outono Gastronómico” nas casas de turismo rural da Galiza.
A reter também a apresentação de um vinho sem álcool e o lançamento de um livro sobre alimentação saudável.
Todos os dias há provas gastronómicas comentadas, provas de vinhos e de um azeite ecológico galego.