Conta com a participação de 90 expositores, 5 restaurantes, 63 adegas com 113 referências de vinho galego
O Xantar comemora 25 anos de experiência na promoção da qualidade dos produtos agrícolas e do marisco galegos, na capacidade dos profissionais da hotelaria e no papel que a comida e o vinho desempenham na escolha da Galiza como local de visita. A única feira internacional de turismo gastronómico em Espanha apresentou ontem os dados da sua 25ª edição que se realizará na Expourense entre 24 e 27 de outubro.
A partir desta quinta-feira, a Expourense tornar-se-á o epicentro do turismo gastronómico e enoturístico peninsular, reunindo 90 expositores aos quais devemos acrescentar 63 grandes adegas expositoras e com 5 países representados (Espanha, Portugal, Perú, Costa Rica e Austrália). Terá 4 restaurantes, 1 zona de petiscos, 2 salas de aula gastronómicas, 1 sala de provas comentadas e 1 espaço de degustação e promoção dos festivais gastronómicos da Galiza. Dispõe ainda de um Túnel de Vinhos, de acesso profissional, que apresenta um total de 113 referências de vinhos das cinco Denominações de Origem da Galiza (Monterrei, Ribeiro, Valdeorras, Ribeira Sacra e Rías Baixas) e do IXP Val do Minho.
A 25ª edição do Xantar foi apresentada ontem em conferência de imprensa e contou com a presença do delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Manuel Pardo; o diretor da Agência Galega para a Qualidade Alimentar (AGACAL), Marín Alemparte; da Diretora de Promoção da Agência Galega de Turismo, Carmen Pita; o deputado de Turismo e Representação Institucional do Conselho Provincial de Ourense e presidente do INORDE, Rosendo Fernández; o gerente do restaurante Bágoa em Ourense, Martín Fernández, e o diretor da Xantar e diretor-geral da Expourense, Rogelio Martínez. Esta é uma edição especial que traz novidades importantes que visam incentivar a participação dos profissionais da hotelaria na Galiza.
140 atividades gratuitas
Com entrada gratuita, o evento lançará diversas ações para atrair um maior número de visitantes e incentivar a participação do público local na feira. A participação em qualquer uma das 140 atividades oferecidas no programa desta edição também será gratuita, limitada a um lote, e incluirá espaços de cozinha viva, degustações comentadas de produtos como vinho, queijo, mel ou conservas, ou uma apresentação, com degustação, perto destes festivais gastronómicos da Galiza.
Melhor tarte de batata e Hambúrguer da Galiza
Nesta edição especial do 25º aniversário, o Xantar acolhe o 1º Campeonato Galiza de Omelete (cujos vencedores participarão no Campeonato Espanhol 2025) e o 1º Campeonato Galiza Melhor Hambúrguer (que tem categoria profissional e amadora).
Trata-se de promover e elevar a categoria gourmet de dois pratos, omelete e hambúrguer, muito procurados nos restaurantes e nos quais a Galiza se destacou ao vencer os últimos campeonatos espanhóis. O Campeonato Galiza contará com a participação de cerca de vinte hoteleiros das quatro províncias, entre os quais se destaca Ramón Rodríguez, do Restaurante O Cabo da Corunha, recente vencedor do Campeonato Espanhol de Tortilla de Batata realizado há algumas semanas em Alicante. Este campeonato será realizado na sexta-feira, 25 de outubro. Por sua vez, o Campeonato do Melhor Hambúrguer da Galiza é liderado pelo chef Martín Fernández do restaurante Ourense Bágoa, vencedor do prémio “Melhor Hambúrguer Gourmet de Espanha 2024”.
Turismo de proximidade
O Xantar 2024 conta com a participação dos quatro conselhos provinciais da Galiza, vários geodestinos e RDA (Ribeiro-Carballiño, Trevinca -Valdeorras, Terra de Celanova – Serra do Xurés) e numerosos municípios galegos das 4 províncias que participam de forma independente para promover a sua gastronomia turismo. Conta ainda com a participação de entidades do resto de Espanha, destacando-se a incorporação como expositor na feira “Alicante Gastronómica” promovida pela Câmara de Comércio de Alicante.
Com Portugal desde a primeira hora
Na presença internacional, destaca-se mais uma vez este ano a participação de Portugal, que tem marcado presença desde a sua primeira edição. A Entidade de Turismo do Porto e Norte é o principal parceiro estratégico desta feira e facilita todos os anos a participação de inúmeras câmaras municipais portuguesas que vão à mostra com stand e organizam vários showcookings, provas comentadas e provas de promoção turística de proximidade. Mais uma vez este ano destaca-se a grande presença de expositores da região Norte. No total, quinze câmaras municipais portuguesas participam direta e independentemente no espetáculo, somando-se às que participam no âmbito do Turismo Porto e Norte.
É uma participação que tem uma componente emocional pela união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal, mas também estratégica, já que é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Galiza. E ao mesmo tempo, a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal constitui um destino único com uma oferta gastronómica e vínica de qualidade para se posicionar internacionalmente. Também participarão profissionais de países como Peru e Costa Rica.
Para facilitar a visita ao Xantar, a Expourense conta com a colaboração da Renfe, Transporte Oficial, que oferece um desconto de 10% em bilhetes de Longa Distância.
Restauração
Na área da restauração também haverá novidades. O Xantar 2024 terá quatro restaurantes no formato habitual em que é oferecido um menu fechado à base de produtos nativos de qualidade do destino de origem do responsável pelo restaurante.
Este ano, no restaurante “Xantar Tapas”, uma grande área de petiscos, com uma sala de jantar central, onde os visitantes podem escolher entre diferentes tipos de comida, ajustando a escolha ao seu apetite e orçamento.
Dentro da tradicional restauração, esta edição contará com 4 restaurantes. O INORDE também não faltará este ano com o seu restaurante a partir do qual promoverá a riqueza gastronómica e vínica da província de Ourense, contando com a colaboração de empresas promovendo a raça autóctone “Ovella Galega”. O Inorde colabora também com o Sindicato dos Hoteleiros de Ourense (UHO) no seu restaurante, que oferece um menu degustação de algumas das tapas mais reconhecidas pelo público e que pode ser complementado com porções de Polvo á Feira.
Programa de atividades
Como é habitual, o programa de ações que o salão irá oferecer terá como objetivo projetar internacionalmente, numa perspetiva de qualidade e sustentabilidade, o turismo gastronómico e enoturístico na Galiza, no resto da Península Ibérica e na América Latina.
No que diz respeito às atividades, o Xantar reunirá chefs renomados que ministrarão oficinas de culinária ao vivo no âmbito do XIX Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável que oferecerá ao público mais de 140 experiências entre showcookings, degustações comentadas, apresentações e degustações. Esta edição contará com duas salas de aula gastronómicas (a do Grupo Cuevas e a de Quality Experiences do Bricocentro Paradelo) nas quais serão ministradas mais de 50 oficinas de cozinha ao vivo (haverá também demonstrações de culinária em vários stands expositores, destacando-se o extenso programa de atividades promovido pelo Conselho Provincial da Corunha).
Haverá também uma sala de aula onde serão ministradas cerca de trinta provas comentadas de produtos como vinhos, méis, conservas de peixe e marisco, queijos, bebidas espirituosas.
A degustação de conservas promovida pela ANFACO-CECOPESCA (quinta-feira, dia 24, às 16h30) inclui um concurso de receitas inovadoras com conservas de peixe e marisco. No sábado, às 19h30. Haverá também uma “Degustação às Cegas” que será animada pela regueifeira Lupe Blanco.
A programação do showcooking completa-se com atividades paralelas como o XX Encontro Internacional de Confrarias que reunirá 40 entidades e terá lugar no sábado, dia 26 de outubro. Este ano, este encontro também é patrocinado por “Córdoba, Património Gastronómico”.
Festas gastronómicas da Galiza
O Xantar 2024 voltará a incluir na sua programação os Festivais Gastronómicos da Galiza nos quais serão realizadas cerca de trinta apresentações, às quais se somam as realizadas nos stands próprios dos destinos. Entre as provas, merecem ainda destaque os milhares de cafés que a empresa ourense Cafés Lisboa serve gratuitamente no seu stand. Haverá também provas diárias de Pão dos Apóstolos de Viveiro, Mel do Concello de Oleiros ou massas e bica confecionadas por alunos do CIFP de Vilamarín.
Como é habitual, esta edição contará também com uma extensa programação de eventos institucionais. Todos os dias ao meio-dia haverá um evento oficial em que se comemora um dia dedicado a diversos destinos e entidades intimamente ligadas ao espetáculo. A abertura oficial será na quinta-feira, 24 de outubro, às 13h. e será realizada pelo Ministro do Trabalho, Comércio e Emigração da Xunta de Galicia, José González Vázquez. O ator de Ourense Sergio Pazos atuará como pregoeiro.
O Xantar 2024 pretende também tornar-se o ponto de encontro depois da jornada de trabalho com a organização de dois concertos de duas bandas galegas que incentivam as pessoas a irem à sala para desfrutar da música e depois tomar uma bebida ou jantar. Os concertos terão lugar na sexta-feira, dia 25, pelas 20h30. (A Roda) e no sábado, 26 de outubro, às 21h00 (Pêssego Quebrado).
Milhares de cafés de borla
O Xantar volta a contar com o apoio de grandes empresas do sector alimentar e de serviços como Coren, Estrella Galicia, Cabreiroá, Cafés Lisboa, Grupo Cuevas, Gadis, Bricocentro Paradelo, ANFACO. Há também que acrescentar o apoio da Câmara Provincial de Lugo, da Renfe e da plataforma “Uma Paixão Partilhada” que promove conjuntamente vinhos de qualidade de Espanha e Portugal.
O horário da feira será das 11h00 da manhã até à 1h00, exceto no domingo, 27 de outubro, em que encerra às 18h.