Como é habitual, o sábado do Xantar 2024 tornou-se o dia mais intenso do espetáculo, sendo aquele com maior número de visitas e comensais. Passados os dois primeiros dias com atividades dirigidas ao público mais profissional, o fim de semana fica agora reservado para desfrutar de degustações em família ou amigos e dos menus dos restaurantes que lotaram esta tarde.
O dia de hoje começou com um evento central completo apresentando municípios e províncias da Galiza e de Portugal que vêm ao Xantar à procura de visitantes locais, oferecendo destinos gastronómicos e vitivinícolas de excelência, sustentáveis e sem aglomeração. Precisamente, o turismo local e sustentável foi o fio condutor deste sábado de Xantar em que se celebrou o dia dedicado ao Turismo e às províncias de Lugo, Corunha, dos Concelhos de Burela e A Veiga e das Câmaras Municipais de Vizela, Felgueiras e Viana do. Castelo.
Este evento foi presidido pela Ministra Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Xunta da Galiza, Ángeles Vázquez, que destacou o papel da Xantar “em colocar a Galiza como referência no turismo sustentável e na aposta na excelência dos profissionais do sector. hoteleiro.” O Ministério lembrou que as mais de 140 atividades que a Xantar promove nesta edição estão enquadradas no chamado Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que já vai na sua 19ª edição, apostando na utilização de alimentos locais. O setor agroalimentar e pesqueiro galego representa um grande apoio a estes setores produtivos e, além disso, contribui também para a redução da pegada de carbono. O Ministro do Ambiente fez-se acompanhar pelo diretor da Agência Galega de Turismo, tornando-se um pólo de atração para os visitantes que também se conecta com a filosofia e objetivos da Estratégia Galega de Turismo 2030. Durante o evento de hoje, realizou-se também o XX Encontro Internacional de Confrarias Gastronómicas e Enófilas, que reuniu 60 irmãos de Espanha e Portugal. Prémios Xantar 2024 Neste evento central foram também entregues os Prémios Xantar International 2024, que nasceram quando a feira obteve o seu Selo Internacional há 10 anos e que contribuem para reconhecer iniciativas públicas ou privadas que se destacam pela valorização da gastronomia e do turismo, a partir de uma abordagem inovadora perspectiva.
Prémio Melhor Ação Promocional em Turismo
Prémio Melhor Stand de Restaurante: Restaurante Enogastronómico Ourense da União dos Hoteleiros de Ourense – UHO apoiado pela Inorde. Pelo seu compromisso com o Xantar em promover o bom trabalho dos hoteleiros da capital. Por virem participar do evento, por apostarem na união e na cooperação para irmos mais longe. Por oferecer um menu com espetadas inovadoras, famosas e populares que se combinam com a estrela da gastronomia ourensana, o “pobo à feira”.
Prémio Melhor Barraca de Alimentos:
Secretaria de Meio Ambiente Rural. Este surpreendente stand recebeu prémios em todos os eventos em que participou e a Xantar não ia ser menos. Como explicou o diretor da feira, Rogelio Martínez, “sempre se diz que a primeira impressão é o que conta e este ano, graças a este stande, a primeira impressão do visitante da feira não poderia ser melhor.” Pela mudança, pela renovação, pelo design e pela promoção dos melhores produtos da Galiza nas melhores embalagens para os vender.
Prémio de Melhor Atividade relacionada à saúde e nutrição:
D.X. Formação Profissional representada pelo Centro Galego de Inovação na Formação Profissional Eduardo Barreiros e pelo CIFP Vilamarín. Por apostar no futuro, por formar aqueles que serão os chefs e hoteleiros do futuro, incutindo a necessidade de uma alimentação equilibrada que a despensa galega pode oferecer. Por ensiná-los a trabalhar com produtos locais e de qualidade. Pelo intenso programa de atividades que organizaram para esta edição. Por incentivar a comunidade educativa a participar em feiras profissionais onde possam aprender com os melhores…
1º Melhor Campeonato de Hambúrguer da Galiza
Hoje o Xantar acolheu também o 1º Campeonato do Melhor Hambúrguer da Galiza organizado pelo chef Martín Fernández do restaurante Bágoa de Ourense, criador do “Melhor Burger Gormet de Espanha 2024”. O hambúrguer vencedor do concurso de hoje foi o “Paparrúa Food” de Vigo elaborado com carne de picaña envelhecida, broa de batata, compota de morango e migalhas de orelha de porco. O segundo prémio foi para a “Estação Lomán” de Ourense e o terceiro lugar foi para a “Gastroteca Salvaxe” de Santiago.Para animar a noite deste sábado, a partir das 21h00, o Xantar recebe o concerto Broken Peach.