O programa de ontem foi dedicado ao mar. Hoje decorrerá o 1º Campeonato do Melhor Hambúrguer da Galiza
O Conselleiro do Mar, Alfonso Villares, presidiu aos eventos do dia dedicado ao Mar e também aos concelhos de Sober (presente desde a primeira edição) e Muras (participando pela primeira vez).
A omelete de batata foi protagonista absoluta do segundo dia da 25ª edição do Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que acolheu o 1º Campeonato Galiza de Omelete de Batata. O atual campeão de Espanha, Ramón Rodríguez do Restaurante O Cabo da Corunha, também venceu o Campeonato Galiza na categoria tradicional omelete de batata. O segundo prémio foi para Samu Curbeira do Ankha Café de Ferrol e os terceiros classificados foram Esteban Rey do Zahara Café de Ferrol e Pedro Miño da Adega Lastras de Betanzos.
Na categoria “omelete com…” o vencedor foi Pedro Miño da Adega Lastras de Betanzos com uma omelete de batata ibérica com vieiras. O segundo prémio foi para Manuel Vázquez do Bar Vitato de Lugo com uma omelete com pés de porco e o terceiro lugar foi para María Rial do Café Azucarillo de Pontevedra com a sua omelete de batata com presunto de castanha Coren e queijo Arzúa – Ulloa. Os vencedores das duas categorias qualificam-se diretamente para o Campeonato Espanhol que se realizará em Alicante entre 3 e 6 de outubro de 2025.
Este campeonato, que se realizou na Expourense durante todo o dia, despertou grande expectativa tanto entre os profissionais como entre o público em geral que quis descobrir todos os truques e segredos das tortilhas dos 28 hoteleiros que participaram nesta prova.
O momento foi também escolhido pela Coren para apresentar o seu novo “Ovo Gourmet” especialmente indicado pela sua cor, viscosidade, textura e sabor, para a preparação de omelete de batata.
Dia do Mar
O Xantar celebrou, também, o dia dedicado ao Mar, que foi presidido pelo Conselheiro do Mar da Junta da Galiza. Alfonso Villares destacou o papel do peixe e do marisco numa alimentação saudável e amiga do ambiente por ser uma das proteínas com o melhor impacto ambiental. A Consellería do Mar participa mais uma vez no Xantar, não apenas como expositora, mas também como organizadora de um programa completo de workshops de culinária que divulga a excelente qualidade dos produtos marítimos, destacando alguns selos de qualidade, como “pescadeRías, “Onde você conhece?”. Estes workshops estão a promover as propriedades e o valor culinário de espécies como o atum do norte, a pescada da Burela, o pregado e o mexilhão, que contribuem para a dieta atlântica tão recomendada aos profissionais de saúde.
O Conselheiro do Mar esteve acompanhado pela diretora de Internacionalização da Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Peixe e Marisco ANFACO-CECOPESCA, Felicidad Fernández, que sublinhou o facto de a Galiza ser a principal zona produtora da Europa (e a segunda do Mundo depois da Tailândia) de conservas de peixe e marisco que se distribuem por todo o mundo.
Passado, presente e futuro também se cruzaram ontem no evento central do dia que foi dedicado ao Conselho dos Sober (que participa no Xantar desde a primeira edição) e ao Conselho dos Muras, que participou pela primeira vez. O autarca de Sober, Luis Fernández Guitián, recordou a sua estreia com a promoção do vinho Amandi e sublinhou o facto de serem o único geodestino galego da Ribeira Sacra, distribuído por duas províncias. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Muras, Manuel Requeijo, afirmou que escolheram o Xantar para promover a Feira do Poldro e Gando do Monte, declarada Festa de Interesse Turístico na Galiza, e a sua feira Mel de Montaña. Muras é um município rural do norte da província de Lugo, destino “Starlight”, situado na Serra do Xistral, porta de entrada para Mariña Lucense, que participa ativamente no Xantar através de câmaras municipais como Viveiro e Burela.
A diretora geral de Formação Profissional Eugenia Pérez Fernández também passou pelo Xantar neste segundo dia, visitando o stande onde estudantes de diferentes centros de formação profissional em ciclos relacionados com a hotelaria realizam demonstrações culinárias contínuas.
O dia de ontem também foi repleto de sessões de culinária e degustações. O concerto A Rosa serviu de prelúdio aos visitantes que decidiram ir jantar num dos 5 restaurantes participantes no evento.
Hoje realiza-se o 1º Campeonato do Melhor Hambúrguer da Galiza (categoria profissional pela manhã e categoria amadora à tarde) e às 21h00 haverá concerto de Broken Peach com entrada gratuita.