O Xantar 2024 fechou esta tarde as portas da sua 25ª edição, encerrando quatro dias de intensa atividade, trabalho e confraternização em que 90 expositores de 5 países apresentaram os seus recursos turísticos e gastronómicos e em que foram também apresentados produtos inovadores que, como o o diretor da Xantar, Rogelio Martínez, explicou na cerimónia de encerramento, “são criados na maioria dos casos por pequenos produtores, o que nos satisfaz porque desta forma demonstramos que o meio rural tem um presente e um grande futuro”.
Conclui-se assim uma edição especial do vigésimo quinto aniversário em que a organização deu mais um passo na profissionalização, contando com mais de 6.000 participantes ativos. Rogelio Martínez explicou que “o Xantar é hoje muito mais do que um lugar para comer ou jantar com menus completos e de qualidade. É um ponto de encontro profissional e pessoal, um local para descobrir, aprender, partilhar, participar, desfrutar e experimentar o que os expositores e as atividades têm para oferecer.” No total, a mostra registrou 17 mil visitas durante os quatro dias de exibição.
A cerimónia de encerramento foi presidida pelo presidente do Parlamento da Galiza, Miguel Ángel Santalices Vieira, que sublinhou o papel da dieta galega na longevidade dos habitantes de Ourense, província que pretende tornar-se uma das poucas zonas do Mundo chamada de “Zona Azul” devido à sua elevada proporção de habitantes com mais de 100 anos.
Como é habitual nas últimas edições, o domingo é o dia dedicado ao Ambiente Rural. Assim, esteve representado pelo diretor da Agência Galega para a Qualidade Alimentar – AGACAL, Martín Alemparte, que destacou que este evento é uma excelente montra para promover as 38 “Experiencias de Calidade de Galicia”, ou seja, produtos agroalimentares abrangidos por selos de qualidade como a Denominação de Origem ou a Indicação Geográfica Protegida.
O Departamento do Meio Rural facilitou a participação de uma dezena de pequenos produtores nesta feira internacional e organizou um programa completo de experiências de cozinha ao vivo ministradas por conhecidos chefs galegos que ensinaram formas inovadoras de cozinhar produtos de qualidade, harmonizando-os também com vinhos da Galiza. Também organizaram provas comentadas de produtos como vinhos, mel e queijos premiados nas últimas provas oficiais da Galiza. Participou também no Túnel do Vinho Galego onde estiveram representadas 64 adegas das 5 denominações de origem, oferecendo um total de 114 referências.
A exigência dos municípios rurais partiu de Purificación Domínguez, vice-presidente do Concelho de A Arnoia. Falou do importante papel em que a agricultura pudesse deixar de ser apenas de subsistência, tornando-se um negócio estável e fixador de população.
Homenagem a Carlos Parra
Durante este evento foi agradecida a colaboração de empresas como os “Cafés Lisboa”, que oferece cafés gratuitos a todos os visitantes do Xantar desde 1999 e que estima que nestes 25 anos tenham servido mais de 300 mil cafés. Por outro lado, o INORDE
prestou homenagem ao chef Carlos Parra que há 25 anos participa como cozinheiro do Xantar nos restaurantes do programa e que anunciou a sua reforma definitiva.
Prémios Grupo Cuevas
Neste dia de encerramento foi também entregue o prémio do XII Concurso Gourmet Xantar organizado pelo Grupo Cuevas, que reconheceu a melhor receita feita com castanhas. A novidade deste ano foi a criação da categoria júnior.
Categoria sénior:
O vencedor foi Adrián Cid Sánchez do “Gastrobar Auriga” (Ourense) com a Receita “Cachucha Crocante e Sanduíche de Castanha”.
Os finalistas foram: Rubén Quintas Cortiñas com Alex Mellado González (CIFP VILAMARÍN) com a receita “Ravioli de Castanha com Molho de Cogumelos” e Jesús Recouso Tresandi do Kozy Café (Vigo) com Manuel Teijeiro Castillo da Ganadería Montes de Boado (Xinzo de Limia) com a receita “Baozi de Ovella Galega e castanha com boleto e molho de castanha com kimchi”.
Categoria Junior:
o vencedor foi Martiño Rúa Paredes (Allariz) com a receita “Pastela de Outono”. A equipe formada por Irene Álvarez e Iria Castro (Celanova) com a receita “Castayum” foi a finalista.
A Expourense concluiu, assim, hoje o Xantar. A actividade da feira é retomada no fim de semana de 8 a 10 de Novembro com a celebração da 8ª edição da Antiq Auria, Feira Internacional de Antiguidades e nos dois fins de semana seguintes de Novembro acolherá uma nova edição do Salão Automóvel (Veículo Novo, 15 a 17 de Novembro e Veículo Usado, de 22 a 24 de novembro).