Os rituais e celebrações da Semana Santa, acontecem entre os dias 11 e 20 de abril de 2025, com uma programação rica em espiritualidade, música e expressões artísticas, que prometem envolver toda a comunidade e visitantes num ambiente de profunda reflexão e tradição.
O evento, organizado pelo Município de Porto de Mós em parceria com a Paróquia local, arranca nos dias 11 e 12 de abril com a construção do emblemático Tapete de Flores, que liga a Ponte Nova à Igreja de São Pedro. Esta obra coletiva, aberta à participação de toda a comunidade, é uma das imagens de marca da Semana Santa no concelho.
A programação destaca-se ainda por diversos concertos temáticos na Igreja de São Pedro, entre os quais:
- 12 de abril (sábado) – Concerto “Via Crucis” pela Banda Recreativa Portomosense, às 21h30.
- 14 de abril (segunda-feira) – “Concerto de Páscoa” com o tenor João Mendonza, às 21h30.
- 15 de abril (terça-feira) – “Misatango de Martin Palmeri”, interpretado pelo Orfeão de Leiria e Conservatório de Arte, às 21h30.
- 16 de abril (quarta-feira) – Espetáculo “No silêncio da cruz, Maria” pelo grupo Fatias Douradas, também às 21h30.
No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, a partir das 16h00, terá lugar uma Recriação Bíblica pelas ruas da vila e Largo do Rossio, culminando com a celebração da Eucaristia.
A recriação histórica da Última Ceia – Lava Pés, acontece a 17 de abril (quinta-feira), às 21h00, na Igreja de São Pedro, enquanto a impressionante Via Sacra, encenada pelo grupo de teatro Leirena, decorrerá na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a partir das 16h00, ligando a igreja, as ruas da vila e o Castelo de Porto de Mós.
A Vigília Pascal, está marcada para sábado, 19 de abril, às 23h00, seguindo-se a Eucaristia de Domingo de Páscoa no dia 20 de abril, às 11h30.
Esta Semana Santa é não só uma manifestação de fé, mas também um evento cultural que promove o património imaterial local, envolvendo diversas expressões artísticas e reforçando os laços comunitários num ambiente de partilha e espiritualidade.