A apresentação decorreu no stand do Turismo do Porto e Norte, principal parceiro estratégico da Expourense
A Expourense marcou presença na BTL em Lisboa para apresentar as suas duas feiras internacionais de turismo (Termatalia e Xantar) perante representantes institucionais e empresários do setor do país vizinho, que sempre assumem um papel de liderança nestes eventos, tanto pelo número de expositores como de visitantes. A apresentação decorreu no stand que a Entidade de Turismo do Porto e Norte com a presença do presidente da entidade, Luís Pedro Martins, e do director-geral da Expourense, Rogelio Martínez.
Esta apresentação contou com a presença de representantes das câmaras municipais de Vizela, Vila Real, Alijó e Vila Pouca de Aguiar e empresários do setor do turismo ligados tanto aos balneários (Associação Termas de Portugal) como à enogastronomia. Não é em vão que Portugal é um país que aposta no termalismo e na sua internacionalização, contando com o chamado efeito do “Turismo de Saúde” e o seu papel de catalisador do turismo interno e externo.
Esta apresentação da Expourense em Lisboa ajudou a tornar visível a estreita cooperação que mantém com o Turismo Porto e Norte, contribuindo para a promoção internacional do destino comum da Galiza e do Norte de Portugal. As duas feiras apresentadas na BTL são:- Termatalia, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, que se realiza nos dias 29 e 30 de setembro.- e Xantar, a Mostra Internacional de Turismo Gastronómico que acontecerá entre 9 e 13 de novembro.
São dois projetos únicos na Península Ibérica que contribuem para a promoção de recursos endógenos como a hidroterapia e a enogastronomia que emanam em abundância, tanto na Galiza como em Portugal.Estas duas feiras internacionais que se realizarão este ano em Ourense – Galiza, ficarão marcadas pela dupla celebração do Ano Xacobeo 2021-2022, um acontecimento histórico para o turismo que certamente será benéfico também para as diferentes estradas portuguesas até Santiago de Copmpostela.
Termatalia
A Termatalia, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, regressa este ano como uma feira completa, presencial e como um grande ponto de encontro para a comunidade termal internacional.
A última edição como feira foi em 2019 e, 3 anos depois, os profissionais do setor estão ansiosos por se encontrarem neste evento que continua a ser a ponte termal entre a Europa e a América que recebe profissionais do setor de trinta países. Durante a última semana de setembro de 2022, Ourense tornar-se-á o epicentro mundial do termalismo. Nesses dias, a província acolherá grandes eventos, paralelos e complementares, que vão posicionar Ourense como a grande referência internacional no turismo de saúde. Além da Termatalia, celebra-se: o Congresso Mundial de Termalismo da OMT organizado pelo Conselho Provincial de Ourense, o quinto Simpósio Internacional de Termalismo e Qualidade de Vida organizado pelo Campus Auga da Universidade de Vigo, que reunirá a comunidade científica e o Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica que se reunirá primeiro na Termatalia e depois nas Termas de Laias.
Xantar
Portugal participa no Xantar desde a primeira edição, há 23 anos, criando em conjunto com a Galiza, um destino comum de gastronomia e vinhos.
Xantar 2022 será a primeira edição com Alta Velocidade, a menos de duas horas e um quarto de Madrid e uma hora de Zamora. Esta conectividade multiplica as opções do chamado turismo de proximidade, conceito que naturalmente inclui o Norte de Portugal, uma vez que esta proximidade, por um lado, estende-se a mais destinos antes distantes e, por outro, encurta à medida que nos aproximamos de todos.
Isso significa que o Xantar se pode tornar numa motivação turística por si só. Pode ser a atração perfeita para os visitantes irem a Ourense para participar no espetáculo Expourense, e depois visitarem a cidade, conhecerem o comércio local, a capital da moda e a sua oferta hoteleira. Nesta edição, a organização vai trabalhar na criação de pacotes turísticos especiais para atrair os habitantes do “eixo AVE” a Ourense, tal como já faz para atrair os do resto da Galiza e, claro, de Portugal.
A gastronomia e o Caminho de Santiago são duas das grandes motivações para visitar a Galiza. O Xantar é um excelente lugar para combinar ambos, promovendo comida e vinho de qualidade internacionalmente na Rota Jacobeia. E dentro da gastronomia dos Caminhos, o Caminho Português merece uma menção especial. Uma das coisas que não vai mudar no Xantar 2022 é a participação massiva de destinos de Portugal. “Apesar de estarmos a incorporar cada vez mais destinos de Norte a Sul, queremos agradecer especialmente ao Turismo Porto e Norte pela estreita colaboração, nosso parceiro estratégico e amigo sem o qual já não é possível compreender o Xantar: “dois países, um destino ”, referiu Rogelio Martínez, gerente da Expourense.