No âmbito da 24ª reunião da Assembleia Geral da OMT, a ASICOTUR foi incorporada como Membro Afiliado, estatuto que apenas 500 outras empresas, instituições, destinos e ONGs em todo o mundo detêm. Além disso, a ASICOTUR é a primeira Associação da Galiza a obter o estatuto de Membro Afiliado.
A Organização Mundial de Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para a promoção do turismo, considera que, para cumprir seu mandato de promover o desenvolvimento sustentável do turismo, é necessária a cooperação com o setor privado, sendo o único órgão da ONU a ter membros desse setor na sua estrutura.
“Num mundo globalizado é necessário ter todos os atores ao redor da mesa para gerar uma mudança real”, considera Alejando Rubín, presidente da ASICOTUR. Por outro lado, realça Rubín, “a ASICOTUR tem por missão o ideal de cooperação e desenvolvimento comum de estratégias turísticas. Por isso, ser Membro Afiliado da OMT, fomentar sinergias, conectar-se com outros grupos, redes afins e promover a troca de conhecimentos entre os principais agentes, é um passo muito importante para a Associação”.
O presidente da Associação Internacional para a Cooperação em Turismo reforça ainda que, “depois de ingressarmos na Organização Mundial do Turismo como Membros Afiliados, passaremos a trabalhar mais intensamente em projetos de cooperação turística à escala global”.
A OMT conta com cerca de 500 Membros Afiliados em todo o mundo, e elegeu a Associação Internacional para a Cooperação em Turismo como um desses membros, devido à sua presença em países de língua espanhola e portuguesa.