
Por cada saco de castanhas vendido será plantado 1 castanheiro nos Soutos da Lapa
A Festa da Castanha de Sernancelhe decorrerá entre 24 a 26 do corrente mês e promete, mais uma vez, celebrar a castanha neste que é um ano atípico, devido aos incêndios que deflagraram no passado mês de agosto. Os prejuízos afetaram cerca de 400 ha em Sernancelhe, e nos concelhos limítrofes a realidade não foi muito diferente, correndo o risco de perder uma das suas maiores identidades: a Castanha Martaínha DOP Soutos da Lapa. Por isso, foi necessário adotar uma estratégia como forma de ajudar os “guardiões” da Terra da Castanha (os produtores agrícolas) e devolver o verde à paisagem.
Com mais de 50.000 visitantes todos os anos e sendo já a marca de Sernancelhe, a Festa da Castanha é o mote para iniciar esta campanha solidária e reerguer, também, o turismo, a gastronomia e a economia local, igualmente fortemente afetados por estes acontecimentos.
Assim, a partir do dia 20, qualquer pessoa poderá adquirir um saco solidário ecológico, através da loja online (darvidaaumcastanheiro.pt), ou presencialmente nos três dias da Festa da Castanha (24,25 e 26). O valor do saco reverterá totalmente a favor da reflorestação dos soutos dos produtores lesados, o que significa que, na compra do saco, o adquirente estará a “dar vida a um castanheiro”. 1 saco = 1 castanheiro.
Além da vertente solidária, este certame pretende homenagear os envolvidos no combate aos incêndios que arriscaram as suas vidas pela sua Terra.
O evento reunirá produtores, artesãos, gastronomia, música e tradições locais, num programa que valoriza a identidade e o património de Sernancelhe, reconhecido como a “Terra da Castanha”.







