O Município de Valença vai avançar com o maior pacote de investimentos de sempre na valorização e promoção do comércio local do concelho, através da implementação do programa “Comércio Sem Fronteiras”.
Este novo conceito surge com a ambição de expandir o alcance do comércio local, além da venda presencial, pela via das plataformas digitais e marketplace, que permitirão alcançar novos mercados, desde Valença para o mundo. Este esforço visará não só o centro histórico da Fortaleza, mas também o comércio em toda a área geográfica do concelho.
O programa “Comércio Sem Fronteiras” pretende, ainda, criar uma identidade comercial única associada à marca “Valença”, promovendo uma rede colaborativa para projetar o concelho, de forma coletiva e estratégica. Também será estabelecida uma nova dinâmica de comunicação entre a autarquia e os comerciantes valencianos para auscultar as suas necessidades e adaptar as ações do programa às exigências concretas do setor, numa demonstração de proximidade e apoio efetivo.
Este é um programa concreto, prático e objetivo, em que o Município pretende, em parceria com entidades como a CEVAL, a AEDVC, e demais agentes locais, implementar medidas diretas e impactantes, que consolidam o compromisso com um comércio mais dinâmico e moderno, de portas abertas para o futuro e para o mundo.
A criação de um marketplace, de redes colaborativas de valorização do comércio local e de academias e workshops de formação e capacitação; a instalação de MUPI’s e mobiliário urbano inteligente; o reforço e melhoria da rede de Wi-Fi global; o desenvolvimento de campanhas de comunicação digital de promoção do comércio local; o apoio de aceleradoras do comércio e serviços; e um regime diferenciado de incentivos municipais fazem parte de um conjunto alargado de medidas concretas, constantes do programa municipal “Comércio sem Fronteiras”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “a aposta no programa “Comércio Sem Fronteiras” representa o compromisso municipal com o crescimento e a modernização deste setor, vital para a economia local, que está a iniciar-se, nesta 1ª Fase, na Fortaleza, com um investimento superior a 650 mil euros, financiados pelo PRR, no projeto “Valença Digital”.
Numa 2ª Fase, este pacote de investimentos avançará progressivamente em toda a área geográfica do concelho com diversas ações constantes neste programa.