Estiveram presentes 22 países da Europa, África, Ásia e América
Com a participação de representantes de 22 países, a ASICOTUR, Associação Internacional para a Cooperação Turística, sediada em Ourense, Espanha, apresentou na sua reunião mensal, as bases dos Reconhecimentos da Cooperação Internacional em Turismo para os próximos dois anos. Estas distinções, que serão atribuídas na edição 2025 da Feira de Turismo de Madrid, procuram destacar entidades, iniciativas e projetos que promovam a colaboração no setor do turismo.
Durante o encontro foram discutidos diversos avanços e projetos relacionados ao andamento dos Caminhos Iniciáticos de Querétaro (México) e à participação no IBTM Américas realizado naquele país.
No Brasil, um novo Caminho foi anunciado em Florianópolis, Santa Catarina. Na República Dominicana foram realizadas ações de formação para municípios turísticos, sendo que, em Espanha e na Argentina foram discutidos os esforços realizados com a brasileira Embratur, na qual foram coordenadas ações de cooperação e promoção turística do Brasil na Europa.
No encontro foi também anunciado o concurso de cartazes “Cooperação Turística para a Paz”, alinhado com o tema proposto este ano pela ONU Turismo para a celebração do Dia Mundial do Turismo.
O ponto alto da sessão deu-se com a apresentação da ADN Business Developer, parceira protetora da ASICOTUR. A empresa explicou as suas áreas estratégicas, nomeadamente uma proposta ara desenvolver o caminho de iniciação em Mérida, Venezuela, juntamente com outros projetos em colaboração internacional.
A reunião terminou com Alejandro Rubin, presidente da ASICOTUR, a agradecer a participação dos diretores e delegados que possibilitaram a realização destas ações.
A próxima reunião acontecerá no dia 26 de setembro.