Já foi divulgada a lista de inscritos para o World RX of Portugal, a prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, que regressa ao Circuito Internacional de Montalegre, a 7 e 8 de setembro. “Batalha de Tecnologias” na categoria-rainha vai opor carros a gasolina e 100% elétricos, num duelo que promete espetáculo na comemoração dos 25 anos da pista portuguesa. Boas grelhas nos Europeus de RX1 (17 carros) e RX3 (15) juntam-se à estreia absoluta da categoria RX2e em Portugal.
Falta menos de um mês para o regresso do FIA World RX a Portugal e a lista de inscritos divulgada hoje pela Federação Internacional do Automobilismo e pelo promotor do Mundial promete um fim de semana de emoções fortes, a 7 e 8 de setembro.
Um total de 41 pilotos estão já confirmados na ronda portuguesa, uma das mais emblemáticas do calendário, que será pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralicross (World RX), Campeonato da Europa de RX1 (com os Supercars a gasolina, de quatro rodas motrizes), Campeonato da Europa de RX2e (carros 100% elétricos, idênticos entre si) e Campeonato da Europa de RX3 (com os S1600 a gasolina, de tração dianteira). Um fim de semana em formato de jornada dupla (uma prova no sábado, outra no domingo), ou seja, com um intenso programa de corridas.
Regresso das feras a gasolina
Uma das grandes novidades é o regresso das espetaculares máquinas a gasolina à categoria-rainha, que terá um total de oito pilotos em Montalegre – metade com os RX1e totalmente elétricos e a outra metade com os RX1 a gasolina, ambos com tração integral e mais de 600 cv de potência. A “Batalha de Tecnologias” é, para já, favorável aos carros a gasolina, pois o campeão do Mundo em título, Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo RX), venceu três das quatro corridas do campeonato, que arrancou na Suécia, antes da passagem pela Hungria, no final de julho.
Mas o World RX está ao rubro, pois Niclas Grönholm venceu a outra corrida, na Hungria, com o PWR elétrico da CE Dealer Team, e a sua companheira de equipa, Klara Andersson, também está cada vez mais rápida, acumulando já dois pódios este ano. Os irmãos Timmy e Kevin Hansen, com os Peugeot 208 100% elétricos, tiveram um início de época atribulado, inclusive na Hungria, onde ficaram fora da luta pela vitória após toques polémicos. E o mais direto perseguidor de Kristoffersson no Mundial é o ex-piloto do WRC, Ole Christian Veiby, noutro Volkswagen Polo a gasolina.
Registo ainda para Anthony Pelfrene, piloto francês que reside em Portugal e que também estará em Montalegre, ao volante do seu Peugeot 208 a gasolina, tal como o alemão René Münnich, agora com um SEAT Ibiza a gasolina.
Supercars e S1600 com boas grelhas
O Europeu de RX1 tem, inclusive, uma lista de inscritos superior à de 2023 em Montalegre, agora com 18 espetaculares Supercars, incluindo o Proton do líder do campeonato, o britânico Patrick O’Donovan. Os portugueses José Oliveira (Peugeot 208) e César Pereira (Ford Fiesta) vão medir forças com a elite europeia dos RX1.
Nos RX3, João Ribeiro (Audi A1) está novamente na discussão pelo título europeu e ficou muito perto de ganhar uma das Finais na Hungria, onde só uma penalização o relegou para o segundo lugar. O piloto português está no segundo lugar do Europeu, a oito pontos do seu companheiro de equipa, o alemão Nils Volland. André Sousa (Audi A1) também está no top 5 do Europeu e reforça o contingente de pilotos nacionais em Montalegre, que representa oito dos 15 inscritos na prova dos S1600: Jorge Machado (Peugeot 208), Rogério Sousa (Ford Fiesta), Tiago Ferreira (Peugeot 208), António Sousa (Peugeot 208), Joaquim Machado (Audi A1) e Leonel Sampaio (Skoda Fabia) juntam-se a João Ribeiro e André Sousa na busca por um lugar de destaque no Europeu de RX3.
Novidade absoluta em Portugal é a categoria RX2e, uma espécie de troféu com carros totalmente elétricos. A lista de inscritos dos RX2e será em breve divulgada.
25 anos de História
A edição de 2024 do World RX of Portugal também fica marcada pela comemoração dos 25 anos do Circuito Internacional de Montalegre. Durante o fim de semana, o Município de Montalegre vai homenagear os pilotos que disputaram a primeira prova oficial na pista de Montalegre, em 1999. Recorde-se que a pista barrosã foi também o palco da primeira prova de sempre do Mundial de Ralicross, em 2014.
Na quinta-feira anterior à prova, no dia 5 de setembro, será feita uma apresentação oficial do World RX of Portugal, no cenário do Cais de Gaia, junto ao Rio Douro, com a presença dos carros e estrelas do FIA World RX. Depois, são esperados milhares de espectadores portugueses e espanhóis em Montalegre, num fim de semana com organização desportiva do Clube Automóvel de Vila Real.