Depois do despique com o Brasil em 2018 (que já foi contemplado), a Colômbia tenta de novo a sorte para ser o próximo país a acolher o grande evento internacional de termalismo no próximo ano.
A Colômbia anunciou que se candidatará para se tornar sede da Termatalia em 2025. O município termal de Paipa, com o apoio do Governo do Departamento de Boyacá, apresentou sua candidatura para sediar a próxima edição da Termatalia fora da Europa.
Como é habitual e à semelhança dos países que a acolheram em edições anteriores, esta candidatura será formalmente apresentada durante a edição em Ourense da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, que se realizará nos dias 26 e 27 de setembro de 2024.
O governador de Boyacá, Carlos Andrés Amaya, o prefeito de Paipa, Germán Ricardo Camacho, e o secretário de Turismo do Governo, Eduin Contreras, juntamente com outras autoridades ligadas ao turismo deste departamento e do município, recebeu ontem o diretor da Termatalia, Rogelio Martínez, acompanhado do chefe de Relações Internacionais da feira, Javier Pavón, e do delegado da feira na Colômbia, Ricardo Ramírez. Durante esta reunião foram lançadas as bases para esta candidatura que, a concretizar-se, contribuiria para a promoção e desenvolvimento internacional dos recursos de Paipa, uma das principais zonas termais da Colômbia.Esta primeira reunião oficial entre ambas as partes foi realizada na “Puente de Boyacá”, monumento declarado Património Cultural da Nação e Monumento Nacional da Independência da Colômbia. Houve também outra receção na La Hacienda Casona El Salitre, na qual também participaram representantes do Instituto Termal de Paipa. Após estas reuniões, os diretores da Termatalia farão diversas visitas a estes centros termais e às diferentes instalações do departamento que poderá acolher o evento em 2025.Com esta candidatura, confirma-se a participação da Colômbia como país expositor na Termatalia 2024. Estarão presentes na próxima edição para promover os recursos termais de Boyacá e para se candidatarem oficialmente para receberem o evento termal em 2025, o que não significa que será o único país a fazê-lo, pois, embora esta seja a primeira candidatura firme recebida, outros destinos interessados em sediar a Termatalia que marcou um antes e um depois no desenvolvimento do turismo termal nos países que já foram anfitriões (Peru em 2012, Argentina em 2014, México em 2016, Brasil em 2018 e Uruguai em 2023). Vale a pena recordar que desde 2012, a Termatalia alterna todos os anos a sua sede habitual em Ourense (Galiza-Espanha) com a de outro país interessado em acolher este ponto de encontro internacional de turismo termal.A Colômbia é um país intimamente ligado à Termatalia há muitas edições. Foi lá que se criou uma das primeiras delegações de feiras internacionais. Têm participado, tanto com a marca país através de diferentes organizações governamentais nacionais, como através da Procolômbia. Boyacá e Paipa também já participaram na Termatalia, com destaque para as edições do México e do Brasil, onde alguns especialistas deste departamento, nomeadamente o Dr. Rodrigo Castro Rebolledo, de Termales el Batán, nos Andes colombianos, palestrou em diversas edições do Congresso Internacional sobre Água e Saúde.
Quanto aos recursos termais, neste concelho existe o Parque Termal de Paipa, que dispõe de Parque Aquático, Centro Biomédico, SPA Termal e Centro de Hidroterapia. Também têm o IPS a nível colombiano autorizado a realizar fisioterapia de reabilitação integral com água termal. As suas águas minerais fluem do chamado Poço Azul.
Boyacá é um dos 32 departamentos que compõem a República da Colômbia. A capital é Tunja, localizada no centro-leste do país, na região andina, onde se encontra o município de Paipa que promove esta candidatura.