A documentação para implementação foi entregue à Secretaria de Turismo do Estado de Querétaro
Durante participação no Tianguis Turístico do México, a Asicotur apresentou o segundo plano diretor do “Caminho Iniciático ao Caminho de Santiago de Compostela de Querétaro”. O documento completo foi entregue fisicamente à Secretaria de Turismo daquele Estado mexicano, fornecendo todas as informações necessárias para sua implementação, desde o diagnóstico até o plano de ação.
O evento contou com a presença da Secretária de Turismo de Querétaro, Adriana Vega Vázquez Mellado, bem como representantes empresariais, de universidades, meios de comunicação de vários países e funcionários de outras Secretarias de Turismo de diferentes estados. Da parte da Asicotur, esteve presente Alejandro Rubín Carballo, presidente da associação, acompanhado pelo vice-presidente Institucional, sócios de honra e membros do Conselho Diretivo, além dos delegados no México, Uruguai, Honduras e Venezuela. A apresentação detalhada foi conduzida por Jesús Ares, seguida por intervenções do presidente da Asicotur e de Adriana Vega, que expressaram sua satisfação pela conclusão deste plano diretor.
Este plano permitirá ao Estado de Querétaro ter um novo produto turístico que destacará o potencial paisagístico, cultural e gastronómico, além de dinamizar toda a região atravessada pela rota do Caminho de Santiago. Prevê-se que os trabalhos comecem no segundo semestre do ano.
O Caminho Iniciático de Querétaro é o segundo do seu género, depois da apresentação feita no Paraná, Brasil, em 2023. A Asicotur também está a trabalhar num novo projeto no Panamá, cujos detalhes serão conhecidos nos próximos meses.