O município de Lagos, no âmbito do seu processo de certificação internacional como destino sustentável, apresentou a sua candidatura ao prémio Green Destinations TOP 100 Stories – edição 2023.
A competição Green Destinations Top 100 Stories, trata-se de um concurso mundial de destinos locais e regionais que, no âmbito da sustentabilidade, visa incentivar os destinos a contar as suas histórias, partilhar as suas experiências e sucessos, servindo de modelo e inspiração para outros destinos. Esta competição oferece um excelente primeiro passo para os participantes que buscam o reconhecimento de seus esforços no Turismo Sustentável, compartilhando e promovendo histórias que relatam iniciativas e projetos inovadores e eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável globalmente. Podem candidatar-se a este prémio municípios, ilhas, áreas protegidas e outros destinos comprometidos com um turismo mais sustentável.
Lagos candidatou-se ao referido prémio contando a sua boa prática sobre o restauro do cordão dunar da Meia Praia, com uma história intitulada: “Caminhando em Harmonia – Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada”
A lista das 100 melhores histórias mundiais da Green Destinations foi revelada na Estónia, sendo que Lagos integrou esta lista, em conjunto com outros seis destinos portugueses (nomeadamente, Alto Minho, Amarante, Braga, Castro Daire, Nazaré e Torres Vedras), os quais compartilham e promovem histórias inovadoras e eficazes de iniciativas e projetos que trabalham para uma vida globalmente mais sustentável.
Esta boa prática de Lagos encontra-se no TOP 6 do prémio Green Destinations Stories, na categoria Natureza e Cenário.
Critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade foram considerados na seleção.
A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo 100 destinos e empresas como exemplos inspiradores de Turismo Sustentável para outros destinos, operadores turísticos e visitantes. O concurso seleciona 100 histórias de Turismo Sustentável por meio de um edital aberto. As histórias são julgadas em termos de eficácia, inovação e transferibilidade.
No ano de 2019 o concelho de Lagos tinha já alcançado o 7º lugar no TOP 10 da categoria “Escolha do Público” dos Green Destinations a nível internacional e o 2º lugar a nível nacional.
Para o município de Lagos este prémio é acima de tudo, o reconhecimento pelas boas práticas de sustentabilidade que a autarquia tem vindo a promover e a implementar.