Continua hoje, no Mosteiro de Sanfins, em Valença, a edição do Sanfins Medieval – Encontro Galaico – Minhoto.
Degustação de cordeiro e caldos do Couto, queimada galega, fados e músicas da raia, visitas guiadas, pintura no claustro e exposição de pintura são algumas das atividades que marcam esta edição.
Este singular evento junta as comunidades das duas margens do rio Minho num dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular, o Mosteiro Românico de Sanfins.
As atividades começam ontem, às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins. foi também realizada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, seguido do canto na capela às 20h00.
Hoje, as atividades arrancaram às 11h00 com uma visita guiada ao Mosteiro seguida da iniciativa Pintura no Claustro com a participação especial da Universidade Sénior de Valença. Para as 13h00 programa-se o almoço com degustação de iguarias da Raia. A tarde será animada pelo grupo Luar do Minho e amigos que proporcionarão um concerto que repassará emblemáticas composições galaico – minhotas.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.