Pelo quarto ano consecutivo, o Município vai promover, ao longo do próximo mês de junho, as “Festas Juninas”, com o objetivo de preservar as tradições populares e dinamizar a economia associada à restauração local e à comunidade piscatória.
Este ano, aderem à iniciativa 36 unidades de restauração, onde será possível saborear a tradicional sardinha, com a frescura e sabor de sempre, acompanhada da batata produzida em Esposende e da saborosa broa de milho, regada com os excelentes Vinhos Verdes e Cervejas Artesanais do concelho, não podendo faltar na ementa o saboroso Caldo Verde. Para rematar, são várias as sugestões de sobremesas e doçaria, que casam lindamente com os licores artesanais produzidos no concelho.
Junho volta, assim, a ser um mês de alegria, repleto de sabores, por isso, o desafio do Município é para que todos se deixem envolver, adiram e apreciem a gastronomia local a propósito das celebrações dos Santos Populares: Santo António (12/13 de junho), São João (23/24 de junho) e São Pedro (28/29 de junho). Se ESLOCAL faz parte do “arraial”.
Recorde-se que este evento nasceu em plena pandemia como forma de mitigar o drama vivido especialmente pelo sector da restauração cujas consequências ainda se fazem sentir. Uma vez que, à época, era impeditivo desfrutar os Santos Populares na rua, pretendeu-se, com esta iniciativa, levar as pessoas a celebrar, com a maior segurança e sem perder a tradição, os três Santos Populares nas salas e esplanadas dos restaurantes.
Neste contexto, e com a sardinha a reinar, apelou-se também à oferta do peixe local e sazonal mais fresco como, por exemplo, o carapau. A adornar estas maravilhosas espécies, os hortícolas do concelho como o acompanhamento mais rico e saboroso, sem faltar a batata cozida, a salada de pimentos, o tradicional caldo verde, a broa, o fio de azeite, e, para rematar, as frutas da época e os doces locais.
Ainda que esteja em fase de crescimento e a afirmar-se no calendário dos eventos gastronómicos, este é um evento estratégico que, pela sua calendarização, será uma excelente forma de dar as boas-vindas ao Verão e ao período mais intenso de férias que se avizinha.
Esta iniciativa integra o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027 e pretende reforçar a ligação que Esposende mantém com o mar, envolvendo operadores locais, comunidade e visitantes, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.