O canal Turiviajar esteve lá e divulgará, amanhã, uma reportagem em vídeo
A Expourense voltou a marcar presença na BTL de Lisboa, o principal evento profissional do turismo em Portugal, para apresentar as suas duas feiras internacionais de turismo (Termatalia Uruguai e Xantar) previstas para 2023, perante representantes institucionais e empresários do sector do país vizinho, que sempre foi protagonista nestes eventos, tanto pelo número de expositores como de visitantes. A apresentação decorreu no stand que a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal tinha na BTL e foi proferida pelo seu vice-presidente, Inácio Ribeiro, e pelo administrador delegado da Expourense, Rogelio Martínez.
Esta apresentação contou com a presença de representantes de câmaras municipais e confrarias gastronómicas e enófilas do país vizinho e empresários do setor do turismo ligado, tanto às termas, como à gastronomia e vinhos. Portugal, é um país que aposta no termalismo e na sua internacionalização, através do chamado “Turismo de Saúde” e no seu papel de revitalizador do turismo interno e externo. Esta apresentação contribuiu para dar visibilidade à estreita cooperação entre a Expourense e o Turismo Porto e Norte para comercializar internacionalmente o destino comum da Galiza e Norte de Portugal, integrando também outros destinos das regiões Centro e Sul e Portugal insular.
As duas feiras de 2023 apresentadas na BTL são:- Termatalia, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, que nesta edição se celebra no Uruguai de 4 a 6 de outubro.- Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que se realiza de 2 a 5 de novembro. São dois projetos únicos na Península Ibérica que contribuem para a promoção de recursos endógenos como o termalismo e a enogastronomia que emanam e ocorrem em abundância tanto na Galiza como em Portugal.
Termatalia Uruguai
A Termatalia 2023 recupera a alternância entre Europa e América Latina e será realizada no Uruguai entre os dias 4 e 6 de outubro próximo.Na última edição, realizada em Ourense em setembro de 2022, o Uruguai foi um dos principais protagonistas, apresentando os seus recursos termais e também suas vantagens competitivas baseadas na estabilidade governamental, estrutura sanitária e tecnológica e na beleza e diversidade das paisagens e destinos turísticos. A edição do Uruguai girará, como sempre, em torno dos três eixos principais da Termatalia: formação, negócios e capital relacional.• Capacitação profissional, por meio da realização do IV Congresso Internacional de Água e Saúde, com a participação dos melhores especialistas do mundo. Serão também organizados cursos de formação profissional.• O negócio com o arranque de uma nova edição do Workshop especializado em Turismo de Saúde e Bem-estar, que reunirá operadores turísticos internacionais. Também será organizado um novo Encontro de Políticas Públicas do Termalismo. E entre outras ações profissionais, será organizada a Prova Internacional de Águas e uma missão de imprensa especializada.• E, finalmente, o “capital relacional” que a celebração da feira supõe todos os anos, seja em Ourense ou na América Latina.
Xantar 2023
A 24ª edição do Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, decorrerá na Expourense entre os dias 2 e 5 de novembro e marcará o início de um mês de festa, tradição e gastronomia na província de Ourense com a celebração do Magusto. Como explicou o diretor da feira, “Portugal participa desde a primeira edição, são 24, e esperamos que continue a sê-lo. Xantar é a sua feira, não se esqueça, vendemos um destino comum de comida e vinho”. A gastronomia, segunda razão pela qual os turistas escolhem a Galiza, e o Caminho de Santiago são dois dos grandes atrativos para visitar Ourense. O Xantar é uma excelente oportunidade para combinar ambos, promovendo assim o vinho e a gastronomia de qualidade internacional Uma das coisas que não vai mudar no Xantar 2023 é a participação massiva de destinos de Portugal. Apesar de cada vez mais destinos de Norte a Sul estarem a ser incorporados, destaca-se a estreita colaboração com o Turismo Porto e Norte, um parceiro estratégico sem o qual não é possível realizar o Xantar: “dois países, um único destino. Sempre o dizemos, mas é assim que o sentimos”, explicou Rogelio Martínez. A organização do Xantar espera que destinos como Viana do Castelo, Esposende, Vizela, Felgueiras, Braga, São João da Pesqueira, Matosinhos, Maia, Alijó, Ponte de Lima, Vila Real, Melgaço voltem a marcar presença na Xantar na edição de 2023, assim como: Peso da Régua, Barcelos e as Câmaras Municipais da CIM Alto Tâmega e Barroso (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar). O responsável incentivou ainda aqueles que ainda não o fizeram a aderirem ao Xantar e a promoverem-se em Ourense, perante o seu mercado natural e próximo da fonte de turistas.