A próxima edição da Termatalia (a 5ª da América Latina) será realizada no Uruguai entre os dias 4 e 6 de outubro
A Expourense, instituição espanhola que organiza feiras em Ourense, esteve mais uma vez presente na FITUR Madrid para apresentar o Xantar e a Termatalia, duas das suas cinco feiras internacionais de turismo reconhecidas pelo Governo de Espanha (juntamente com a Fitur, Intur Valladolid e B-Travel Barcelona). Como habitualmente, o stand do Turismo da Galiza acolheu as duas apresentações que estiveram a cargo do director-geral da Expourense, Rogelio Martínez, que se fez acompanhar por diversos representantes do turismo termal e enoturismo galego, assim como de outras regiões de Espanha, Portugal, México, Argentina e Uruguai.
Termatalia Uruguai
A Termatalia apresentou hoje oficialmente a sua 21ª edição, que será também a quinta realizada no estrangeiro, recuperando assim a alternância entre Ourense (sede fixa quando se realiza na Europa) e um país americano. Na Fitur Madrid foi oficialmente revelado, ontem, que a próxima edição da Termatalia será realizada no Uruguai entre 4 e 6 de outubro. Para fazer este anúncio, o diretor da Termatalia, Rogelio Martínez, contou com o apoio do delegado territorial da Xunta da Galiza em Ourense, Gabriel Alén, e pela Gerente de Planeamento do Ministério de Turismo da República Oriental do Uruguai, Doris Rodríguez, que se fez acompanhar de outros representantes do país, com destaque para o Embaixador do Uruguai em Espanha.
O diretor da Termatalia agradeceu o compromisso do Uruguai em se tornar a sede deste incontornável evento internacional para profissionais do setor, no qual a cada edição participam expositores e visitantes de cerca de trinta países, principalmente da Europa e América Latina. No seu discurso, Rogelio Martínez referiu:
“esperamos que o Uruguai obtenha os mesmos sucessos das edições anteriores realizadas no Perú, Argentina, México e Brasil, cujos organizadores disseram que a celebração do Termatalia em seu país marcou um antes e um depois no desenvolvimento e promoção de seus recursos termais”.
Martínez lembrou que durante a última edição da Termatalia (realizada em Ourense em setembro de 2022), o Uruguai foi um dos principais protagonistas com a participação de uma importante delegação de representantes políticos e empresários termais liderados pelo vice-ministro de Turismo, Remo Monzeglio, ” que nos contagiou com seu entusiasmo ao anunciar-nos os seus recursos termais e as suas vantagens competitivas baseadas na estabilidade governamental, estrutura sanitária e tecnológica e pela beleza e diversidade das paisagens dos destinos turísticos”, sublinhou o diretor da Termatalia.
Grande região termal
O Uruguai tem tudo o que é necessário para se posicionar internacionalmente como um dos grandes destinos termais da América Latina, porque suas águas emanam do Aquífero Guarani, um dos recursos hídricos mais importantes do planeta, devido ao seu tamanho, qualidade e temperatura das águas. O próximo país anfitrião da Termatalia integra uma grande região termal ligada pelo rio Uruguai à província argentina de Entre Ríos, uma das grandes referências termais da Argentina (juntamente com Santiago del Estero). O Uruguai possui abundantes fontes termais, localizadas nos departamentos de Salto e Paysandú. Este país tem seis grandes centros termais: Arapey, Daymán, Salto Grande, San Nicanor, Guaviyú e Almirón.A Formação profissional, através da realização do IV Congresso Internacional de Água e Saúde, com a participação dos melhores especialistas do mundo. Serão também organizados cursos de formação profissional.
• O negócio com o arranque de uma nova edição do Workshop especializado em Turismo de Saúde e Bem-estar, que reunirá operadores turísticos internacionais. Também será organizado um novo Encontro de Políticas Públicas do Termalismo, e entre outras ações profissionais, será organizada a Prova Internacional de Águas e uma missão de imprensa especializada.
• E, finalmente, o “capital relacional” que a celebração da feira supõe todos os anos, seja em Ourense ou na América Latina e que reúne profissionais de trinta países. A Termatalia Uruguai voltará a apresentar-se hoje às 15h, já que o Ministério de Turismo do Uruguai convidou a feira a ser apresentada como um dos grandes eventos turísticos deste ano, dentro da apresentação oficial que este país fará para ser realizadas no âmbito da Fitur. O diretor do Termatalia será acompanhado neste ato pelo Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, para ratificar a cooperação para a implementação do Termatalia Uruguai 2023.
XANTAR 2023 terá pacotes turísticos
O Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, também apresentou a sua 24ª edição na FITUR a decorrer entre 2 e 5 de novembro de 2023, servindo de ponto de partida para um mês de festa, tradição e gastronomia na província de Ourense. O Xantar continuará a ser a grande montra de promoção da qualidade gastronómica e vínica galega e um exemplo de cooperação público-privada em que participam as diversas instituições e empresas galegas de referência no setor agroalimentar e de serviços. O diretor da Xantar, Rogelio Martínez, fez-se acompanhar nesta apresentação pelo delegado territorial da Xunta da Galiza em Ourense, Gabriel Alén, e pelo presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, sócio estratégico da Expourense no país vizinho que facilita a participação em massa no salão das câmaras municipais do norte do país. Rogelio Martínez explicou que o “Xantar já se tornou uma motivação turística por si mesma. Esta feira gastronómica é a atração perfeita para os visitantes que vêm a Ourense para participar na feira Expourense, mas depois visitam a cidade, conhecem o seu comércio local, a capital da moda e a sua oferta hoteleira, pernoitam aí, desfrutam das nossas termas e magustos, e então, é claro, voltar”, continuou o diretor do Xantar. “Serão novamente criados pacotes turísticos especiais para atrair os habitantes do “eixo AVE” a Ourense sem esquecer os do resto da Galiza e, claro, de Portugal” disse Rogelio Martínez.
“Jacobeu 21-22 foi um grande impulso para o turismo na Galiza”
A gastronomia, segunda razão pela qual os turistas escolhem a Galiza e o Caminho de Santiago, são dois dos grandes atrativos para visitar esta região galega. O Xantar posiciona-se como um excelente local para combinar ambos, promovendo assim o vinho e a gastronomia de qualidade internacional na Rota Jacobeia. O diretor do Xantar ressalvou que “o Xacobeo 21-22 foi um grande impulso para o turismo na Galiza e fechou com excelentes resultados. Temos de aproveitar esta atração e continuar a trabalhar para que a Galiza seja a meta do peregrino, mas também o destino final do viajante que procura um turismo ativo, desportivo, cultural, familiar, de saúde e, claro, gastronómico e enoturístico. Devemos continuar juntos neste setor, administrações e empresas para consolidar-mos a Galiza como um destino atraente e seguro que oferece tudo o que o turista pós-COVID procura”. O Xantar 2023 voltará à origem e servirá de ponto de encontro para os mais de 300 festivais gastronómicos da Galiza que poderão apresentar e convidar o público para as suas edições do próximo ano. Destas festividades surgiu o termo “turismo gastronómico”, aliando produto e território, que é o que o Xantar faz há 24 anos. Produto, território e, também, qualidade, já que muitos dos protagonistas das festas galegas são reconhecidos com selos como a Denominação de Origem e a Indicação Geográfica Protegida.
Protocolo com a RENFE
A Renfe e a Expourense vão facilitar as escapadas turísticas, viagens de negócios e lazer para atrair mais viajantes de comboio a Ourense. O administrador da Área de Negócios de Alta Velocidade da Renfe, Francisco Arteaga, e o administrador delegado da Expourense, Rogelio Martínez, assinaram um acordo de colaboração na Fitur para promover conjuntamente os serviços de transporte ferroviário e a cidade de Ourense como destino turístico e de negócios. A Renfe vai oferecer um desconto de 10% nos bilhetes AVE e Longa Distância aos participantes e expositores das atividades de promoção turística dos congressos e convenções organizados pela Expourense que utilizem o comboio como meio de transporte. Desta forma, a Renfe será o Comboio Oficial das atividades incluídas no calendário de feiras da Expourense.