A Termatalia concluiu a sua 20ª edição com o objetivo cumprido de se tornar o ponto de encontro internacional dos profissionais de turismo de saúde, após a pandemia. Uma feira completa e presencial que juntou 140 expositores de 25 países e recebeu 6.300 visitas, posicionando Ourense como o epicentro mundial do termalismo ao decorrer em paralelo com outros dois grandes eventos profissionais: o Congresso Internacional de Turismo Termal que terminou ontem e o XXI Congresso Nacional de Hidrologia Médica que começou esta tarde na Expourense e continua durante o fim-de-semana no Balneário de Laias, reunindo médicos de toda a Espanha que escutarão as referências mundiais em Hidrologia Médica.
XIX Prova Internacional de Águas
Neste segundo dia da Termatalia foram entregues os prémios da XIX Prova Internacional de Águas, um prestigiado concurso muito valorizado pelas empresas de engarrafamento de água mineral. Foi orientado, mais uma vez, pela sommelier galega Mercedes González e teve um júri composto por profissionais de Espanha, Portugal, França e Brasil. As águas vencedoras foram:
– Categoria Água de Mineralização Muito Fraca: 1º prémio para NISSI SPIRIT da Costa Rica.
– Categoria Água Mineral com Gás Natural: 1º prémio para MAGMA ORIGINAL, da Galiza.
– Categoria Água mineral com adição de gás: 1º prémio para a FONTECELTA, da Galiza.
– Categoria de água mineralizada média: Foram três prémios:
1º prémio: Fontecelta – Galiza.
2º prémio: Gloria Patri – Açores.
3º prémio: Auara, pertencente ao Grupo Hijos de Rivera.
O júri também concedeu o prémio “Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e Política Empresarial Ambiental” à Auara, empresa social que destina 100% de seus dividendos a projetos que visam viabilizar o acesso à água potável das pessoas de países em desenvolvimento. O prémio Embalagens Inovadoras também foi para a AUARA, pela embalagem 100% reciclável e com etiqueta em Braille.
Cafés provenientes de 15 países
No último dia da Termatalia, foram entregues os prémios World Coffee Challenge, concurso organizado pela empresa francesa Alternative Café que reuniu 75 amostras participantes de 15 países. Mais de 30 prémios foram atribuídos nas diferentes categorias (Arábica Lavado, Mel Arábica, Arábica Natural, Infusão Natural de Arábica, Blend, Espresso Arábica, Espresso Blend, Café Feminino, Café Orgânico, Café Inovador, Café Sustentável e Café da Fazenda). A Costa Rica com 5 primeiros prémios e a Colômbia com 4, foram os países que mais prémios arrecadaram, seguidos por Equador e Brasil.
De referir, ainda, o projeto TERMAGAL, que recolhe a história clínica eletrónica comum das termas da Galiza. Trata-se de um projeto iniciado há anos, mas que estava parado, e agora graças à Caldaria Termal, renasceu graças à empresa Trileuco Solutions. A sua implementação em todos as estâncias termais significará um avanço muito importante na balneoterapia na Galiza, ao permitir a disponibilização de um arquivo de registos médicos termais elaborados com base nos mesmos critérios para a realização de futuras pesquisas. Este projeto foi apresentado no stand do Conselho Provincial de Ourense com a participação da diretora da Agência Galega de Turismo, Nava Castro.
Destinos Termais
No âmbito do programa de jornadas técnicas profissionais, realizou-se uma mesa redonda em que a água foi analisada sob o ponto de vista jurídico. Incluiu-se também uma apresentação sobre as novas tendências na gestão da água, energia e minerais em balneoterapia, com a colaboração da Aqualia. Dentro das apresentações relacionadas com o turismo, houve apresentações de destinos termais por parte do Uruguai, durante as quais o vice-ministro do Turismo, Remo Mozeglio, ratificou o interesse do seu país em sediar a Termatalia 2023. As Vilas Termais da Catalunha e a Região de Múrcia fizeram a apresentação da Câmara Municipal Termal de Archena, que pela primeira vez participou na feira de forma independente.A Termatalia tornou-se, assim, um marco de formação para as centenas de estudantes dos vários centros de Formação Profissional da Galiza e Portugal que visitaram a feira, inclusivé, estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela.Culminaram, assim, dois intensos dias de atividade que levaram ao encontro presencial de representantes institucionais, empresários e profissionais do setor termal de 25 países.O próximo encontro da Expourense será na próxima semana com a celebração da sexta edição da Feira Internacional de Antiguidades, Antiq Auria, entre 7 e 9 de outubro.