A FITUR-Festivais e Eventos, secção especializada na promoção de festivais de música ao vivo, ampliou-se este ano com a oferta de eventos culturais, como dança, teatro, ópera, exposições, museus e competições desportivas, tais como: Fórmula 1, golfe, regatas, futebol, Olimpíadas, entre outras, avança com um programa completo de conteúdos que será desenvolvido ao longo dos cinco dias da FITUR “Especial Turismo de Recuperação”, de 19 a 23 de maio, na Feira de Madrid.
Um espaço onde podem ligar-se todos os agentes que compõem este segmento de negócio, destinos, transportes, hotéis e alojamentos, operadores turísticos e grossistas, organizadores de espetáculos e eventos, e empresas de venda de bilhetes, que terão um espaço expositivo onde apresentarão a atratividade da sua oferta; uma agenda B2B para encontros internacionais e um programa de apresentações, conferências, mesas redondas e demonstrações, que abordará, de forma transversal, um tema centrado na recuperação desta tipologia turística, especialmente afetada pelo impacto da pandemia.
A título de antecipação, serão estes os conteúdos que irão balizar o roteiro das atividades dos Festivais e Eventos FITUR:
O primeiro dia terá como foco a implementação de medidas sanitárias por destinos e empresas para garantir a segurança e atratividade das festas e eventos. Entre os temas que serão tratados neste dia, destacam-se as ações higiénico-sanitárias para turistas e trabalhadores; controlo de capacidade de carga em locais, festivais e eventos; digitalização e implementação de processos sem toque e exemplos de implementação de medidas para eventos e festivais.
Quarta-feira, 19 de maio
O segundo dia abordará diversos aspetos relacionados com o compromisso de um modelo de desenvolvimento sustentável para festivais de música e eventos culturais e desportivos e a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os assuntos a serem discutidos serão abordadas experiências de turismo sustentável em destinos com festivais e eventos; a implementação dos ODS em festivais e eventos, apresentação de casos de boas práticas relacionados aos ODS.
Sexta-feira, 21 de maio
O terceiro dia profissional da FITUR será dedicado à promoção de festivais de música, eventos culturais e desportivos e a sua contribuição para o posicionamento de destinos turísticos. Serão tratadas questões como a colaboração público-privada entre organizadores e destinos; posicionamento turístico através da imagem de festivais e eventos, e tendências na sua organização e promoção.
Sábado, 22 e domingo, 23 de maio
Durante o fim de semana serão programadas atividades com conteúdo lúdico e apresentações de festivais e eventos destinados ao grande público.
A implementação de medidas sanitárias; o compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável e a promoção dos festivais de música e eventos culturais no posicionamento dos destinos turísticos, são temas que vão balizar o roteiro das atividades da FITUR Festivais e Eventos.