As atividades continuam amanhã com uma visita ao Geodestino Ribeiro O Carballiño.
O Workshop especializado em turismo de saúde e bem-estar organizado pela Termatalia, que reuniu 30 operadores turísticos internacionais, terminou com a realização de 800 encontros de negócios relacionados com a oferta em turismo de saúde que será comercializada em 2021 no momento da reativação turística. É o primeiro intercâmbio de recrutamento de turismo a ser realizado em formato híbrido com reuniões b2b presenciais, um híbrido entre presencial e virtual. O objetivo deste workshop foi contribuir para aproximar a cadeia de valor do marketing e desenhar novas ofertas para o próximo ano, procurando a colaboração entre as diferentes empresas para encontrar sinergias, perante a incerteza que existe atualmente no setor do turismo.
A iniciativa tem posto em contacto a oferta e a procura de turismo de saúde com destinos como a Galiza, Extremadura, Múrcia, Portugal e Argentina. Os operadores turísticos que participaram no workshop e que vieram de 6 países (Espanha, Argentina, Alemanha, Perú, Colômbia e Brasil) encontraram-se com empresas galegas que comercializam produtos de qualidade baseados na saúde e bem-estar como spas, centros de talassoterapia, agências de viagens, hotéis e também com guias especializados, adegas e casas de turismo rural.
Descanso e diversão com mais procura
Segundo fontes da organização, os operadores turísticos participantes neste workshop vêem muitas possibilidades no turismo de saúde no contexto atual, por se tratar de um setor em que prevalecem a especialização, a segmentação e a segurança, que combina perfeitamente com outros produtos como o turismo rural ou de natureza e que se integra na oferta do turismo de proximidade. Essas circunstâncias aumentam a capacidade do turismo de saúde de mobilizar viajantes para a campanha de 2021. No atual contexto de crise pandémica, o turismo de saúde será fortalecido, pois os turistas preocupar-se-ão cada vez mais em encontrar destinos que, ao mesmo tempo, ofereçam um período de descanso e diversão.
Os quinze operadores turísticos que participam presencialmente neste workshop viajaram de diferentes partes da Espanha até à Expourense e continuarão amanhã com as atividades que incluem visitas a diferentes pontos de interesse do Geodestino Ribeiro O Carballiño, na província de Ourense.
Este workshop contou com o apoio principal do Turismo da Galiza a que se juntaram o Turismo da Extremadura, o Turismo da Região de Múrcia (através do Cluster Costa Cálida Cares), o Turismo Porto e Norte de Portugal, o Instituto de Promoção Turística da Argentina – INPROTUR, e o Geodestino Ribeiro O Carballiño.
Depois do Congresso Internacional Água e Saúde realizado em setembro e da 1ª Cimeira Ibero-americana de Políticas Públicas sobre Termalismo em outubro, este workshop foi o terceiro das ações profissionais desenvolvidas pela Termatalia para continuar a contribuir para o desenvolvimento dos spas mundiais, após ter sido obrigado a cancelar a edição este ano, devido à pandemia.
Silvia Pardo