A FITUR começou hoje em Madrid
O Observatório FITURNEXT, plataforma FITUR dedicada à promoção de boas práticas de turismo com o patrocínio do Bankia, entregou os prémios aos vencedores do Desafio FITURNEXT 2020: “Como pode o turismo contribuir para o desenvolvimento económico local?” durante o ato inaugural da Feira de Turismo de Madrid que começou hoje na capital espanhola.
Devido ao impacto positivo na contribuição para o desenvolvimento económico local, o Sponsor an Olive Tree conquistou o primeiro lugar, seguido pela Starlight Foundation e Soap for Hope (Diversey).
Pascal Jean-Michel, da Soap for Hope, referiu que o projeto já alcançou 2000 hotéis, e a Starlight Foundation, cujo prémio foi recebido por Toñi Varela, incide em áreas deprimidas onde seus recursos naturais e tradição são promotores da economia local sustentável. Finalmente, Alberto Alfonso Pordomingo, em nome de Apadrina an Olivo, argumenta que “esta iniciativa social interliga as áreas rurais e urbanas com mais de 5000 padrinhos”.
Durante a cerimónia, os concorrentes finalistas receberam uma menção especial nas categorias: vias verdes, locais, Pichaeats, Fundação Yetapá, Gosto de Fethiye, NotOnMap, Totonal, Wallata Plan e Favela Tour.
Por outro lado, foi lançado o Desafio FITURNEXT 2021: “Como pode o turismo contribuir para a igualdade de género das mulheres? incentivando todas as iniciativas relacionadas a participar.”
Também foi apresentado o Relatório FITURNEXT 2020, como resultado da pesquisa realizada no Observatório FITURNEXT, na qual mais de 250 iniciativas foram mapeadas e analisadas com efeitos positivos ao nível socio-ambiental e com alto potencial de duplicação. “Não é necessário começar do zero, mas fazer um plug and play do que já funciona”, disse Javier Creus na sua apresentação.