Entre os contemplados estará o jornalista Fernando de Abreu
Na cerimónia será também imposta a “Gravata” à 15ª Esquadra da Guarda Civil da Galiza por acordo do Conselho da Ordem, em reconhecimento aos seus 175 anos protegendo os caminhos naquele território.
No próximo fim de semana, a Ordem do Caminho de Santiago celebrará um novo capítulo anual em Compostela e Melide que será o vigésimo terceiro desde a sua fundação. Na cerimónia estarão presentes mais de 150 participantes procedentes de 11 países (Angola, Espanha, Estados Unidos, Cuba, Costa Rica, Itália, Filipinas, Paraguai, México Portugal e Suiça), assim como várias comunidades espanholas. Serão investidos como Damas Ou Cavalheiros 32 aspirantes de 8 países que contribuirão para potenciar os valores do Caminho com uma clara vocação de internacionalização.
Distinção à Guarda Civil Galega
O programa terá início no convento de São Francisco, cuja igreja acolherá um ato litúrgico que contempla as oferendas das delegações presentes. Uma das novidades desta edição será a imposição da “Gravata”, uma das distinções da Ordem destinada exclusivamente a corpos militares, neste caso a 15ª Esquadra da Guarda Civil da Galiza, que terá lugar às 12.00h no Hotel dos Reis Católicos.
Mais 32 árvores no Bosque dos Peregrinos
O ato solene será às 19.00h na capela real onde se procederá à entronização dos novos membros e contará com a atuação do grupo musical “Leirabuxo”. O jornalista, poeta e escritor Fernando de Abreu, também membro da confraria Luso-Galica e Comendador da Ordem de Pedro Álvares Cabral, entrará para a honrosa Ordem do Caminho de Santiago e plantará a sua árvore no Bosque dos Peregrinos. Esta será a atividade principal de domingo, dia 21, no município de Melide, com a plantação de árvores por parte dos novos membros no Bosque, propriedade da Ordem, situado no Caminho Francês, do qual será percorrido um troço. Está prevista, também, uma visita à Igreja do Espírito Santo e à Câmara Municipal de Melide.
Será uma cerimónia cheia de brilho, tendo em conta o valor cultural e religioso que representa, para além dos objetivos nobres que norteiam a Ordem do Caminho de Santiago.