No encontro virtual participaram 26 países, um novo recorde de representatividade
A Associação Internacional para a Cooperação e o Desenvolvimento Turísticos (ASICOTUR) reafirmou o seu papel como catalizadora do desenvolvimento turístico mundial, após uma terceira reunião anual que bateu recordes de representatividade. Com a participação de especialistas de 26 países, a entidade não só certificou a sua robustez orgânica, como traçou um roteiro que liga a tradição histórica da Europa à inovação social na América Latina e ao potencial emergente de África, consolidando projetos que transcendem as fronteiras convencionais do setor.
O dinamismo neste último mês teve como cenários marcos de grande relevância institucional, desde o encerramento da comemoração dos 900 Anos de Ponte de Lima, até à presença estratégica no IV Congresso de Turismo Religioso e Património em Guadalajara de Buga, na Colômbia. No entanto, é no continente africano que a ASICOTUR está a escrever uma página histórica: após uma recente visita técnica à Guiné Equatorial, foram lançadas as bases para a assinatura de um Plano Diretor que permitirá a criação do primeiro “caminho iniciático” ao Caminho de Santiago em África. Este projeto, não só reforça os laços espirituais com a Galiza, como posiciona a Guiné Equatorial como um nó pioneiro para o turismo de fé na região.
Paralelamente a esta expansão territorial, a associação blindou a sua capacidade técnica através da preparação de duas ambiciosas candidaturas para programas da União Europeia. Por um lado, sob a linha EU-LAC Social Accelerator, com uma iniciativa pioneira; por outro, escalou a sua influência para a linha Horizon Europe (Cluster 6), integrando um consórcio com mais de 5 países na construção de estratégias de resiliência, biodiversidade e economia circular para destinos rurais, definindo o padrão de sustentabilidade exigido pela atual agenda europeia.
Este ecossistema de colaboração foi enriquecido com a incorporação de Flavio Acuña como Sócio Protetor, que, durante a sessão, contribuiu com a sua visão especializada para transformar destinos sob as novas tendências de wellness global, uma área que a ASICOTUR identifica como prioritária para a competitividade futura dos seus membros. Como ponto alto deste despliegue de atividade, a associação ratificou a celebração do II Workshop de Cooperação Turística Internacional, que converterá Lobios (Ourense, Galiza) no epicentro mundial da cooperação nos próximos dias 27 e 28 de maio.
Com uma participação prevista de mais de 10 países de forma presencial e 20 nações ligadas por via telemática, este encontro – apoiado pela Junta da Galiza e pelo INORDE – servirá para demonstrar que, no cenário turístico atual, a imagem visual e a cooperação técnica são a linguagem comum que garante o sucesso de futuros destinos.







