O próximo evento será em outubro na Itália
A FINE, feira internacional de enoturismo que se realiza em Valladolid, encerra a sua sexta edição com um equilíbrio satisfatório após intensos dias de trabalho em que participaram profissionais de 26 países. O diretor geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso, explica que “a FINE oferece aos seus participantes um modelo de feira focado em reuniões de negócios, um formato que dispensa elementos supérfluos e, portanto, permite otimizar ao máximo o tempo”.
O resumo em números do FINE 2025 mostra um aumento de 22 por cento no número de operadores turísticos e agências de viagens participantes em comparação com o ano anterior; mais de 2.200 entrevistas previamente agendadas com as 140 vinícolas, hotéis e roteiros presentes no evento; e uma oferta enoturística heterogénea representada por territórios de Espanha, Portugal, Sicília, Champagne e a rota eslovena de Štajerska.
A FINE aposta também na divulgação e análise de especialistas com diferentes perfis, como a francesa Charlotte Fougère, presidente da Calice, que falou sobre o futuro do enoturismo, casos de sucesso em diferentes regiões e desafios. A análise dos diferentes “graus de maturidade” do enoturismo nas adegas e regiões; os modelos seguidos em Espanha, Itália e região do Algarve; O papel do vinho no enoturismo, o desenvolvimento de propostas únicas e a utilização da inteligência artificial para avaliar a perceção do enoturismo foram temas abordados nas mesas redondas em que participaram cerca de vinte oradores.
FINE Itália
Após seis edições, a FINE abrirá uma nova etapa na Itália graças ao acordo de colaboração entre Feira de Valladolid e Riva del Garda Fierecongressi. Assim, nos dias 28 e 29 de outubro terá lugar o primeiro evento transalpino deste certame destinado a profissionais de enoturismo.
O diretor geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso, e a diretora de Exposições do Garda Fierecongressi Spa, Giovanna Voltolini, protagonizaram a “transferência” da bandeira FINE para Itália, uma forma de dar continuidade a este projeto inovador e pioneiro pelo seu caráter monográfico e altamente especializado que chegará no outono a um país onde o enoturismo tem uma relevância especial.
Viagens de familiarização
Depois das jornadas de trabalho na Feira de Valladolid, a atividade da FINE continuou em territórios como Castela e Leão, Guipúzcoa, Rioja Alavesa, Madrid e Algarve, em Portugal, onde os operadores turísticos conheceram os detalhes das propostas de enoturismo pensadas para a próxima temporada, desde viagens à medida até provas experienciais.
A FINE é um projeto da Feira de Valladolid que conta com a colaboração de empresas e instituições como Turespaña, Câmara Municipal de Valladolid, Câmara Provincial de Valladolid, Junta de Castilla y León, adegas Abadía Retuerta, Protos, Dehesa de los Canónigos, Ferrer Wines, Bodegas Alvear, Federação Espanhola de Vinhos, Acevin e a Confederação Espanhola de Agências de Viagens.
A inauguração oficial da FINE contou com a presença da diretora geral de Políticas de Turismo do Ministério da Indústria e Turismo, Ana Muñoz Llabrés; o Vice-Ministro da Ação Cultural do Governo de Castela e Leão, Mar Sancho; a Vereadora de Turismo, Eventos e Marca da Cidade da Câmara Municipal de Valladolid, Blanca Jiménez; e o presidente do Conselho de Turismo do Conselho Provincial de Valladolid, Moisés Santana.