Os eventos realizados foram presididos pelo Vice-Presidente Executivo e Chanceler da Ordem, Alejandro Rubín, acompanhados de Conselheiros e Comandantes de quatro países.
O Capítulo começou no Hotel Miramar Intercontinental, onde os noviços receberam os lenços e máscaras da Ordem, para depois seguirem para a Catedral de Santa Maria La Antigua, onde o Arcebispo Metropolitano, José Domingo Ulloa, celebrou a missa e executou a bênção dos Escapulários.
A finalizar a manhã, a comitiva peregrina foi à Igreja de La Merced, fazendo uma oferenda floral no Cruzeiro situado no pátio interior.
No segundo dia, os participantes dirigiram-se à Antiga Torre Panamá, onde foi inaugurado um Monólito que indica a distância daquele ponto até Santiago de Compostela.
O ato de Investidura, que começou com a nomeação de Frei Javier Mañas como novo Capelão da Ordem, realizou-se no Convento de Assunção. Os futuros Cavaleiros e Damas chegaram em procissão, acompanhados pelos diretores da Ordem e escoltados pela Guarda Colonial e pela Banda de música local.
A Ordem do Caminho de Santiago reforça, assim, a sua presença no Panamá, com a nomeação de 22 novos Cavaleiros e Damas, entre os quais dois novos Conselheiros e um Comandante que passam a fazer parte do executivo.
O evento encerrou com a entrega de uma Medalha Comemorativa a Denise Guillén, Vice-Ministra do Turismo do Panamá e a Distinção Jacobeia a Herman Bern Pitti, principal promotor deste XXIV Capítulo Extraordinário.
O próximo encontro será em Tamaulipas (México), entre os dias 23 e 27 de março.