Apesar da chuva que se fazia sentir, as cerimónias arrancaram nos Paços do Concelho com o Hastear da Bandeira e com um momento musical a cargo da Associação de São Pedro da Torre.
De seguida, procedeu-se à deposição de uma coroa de flores a S. Teotónio, na Coroada, Fortaleza.
As comemorações continuaram em Ganfei, com outra deposição de coroa de flores a S.Teotónio e com a missa que contou com a presidência do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
Ato seguido, foi a sessão solene que decorreu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais.
José Manuel Carpinteira e José António Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Assembleia Municipal, respetivamente, usaram da palavra para falarem sobre a importância deste dia, assim como da imagem de S.Teotónio, para Valença.
José Manuel Carpinteira referiu que “este feriado municipal, é um momento de comunhão de todo o município, onde os munícipes das 11 freguesias têm que sentir-se parte integrante e incluída. É a razão pela qual estamos todos aqui, honrando Valença e a história de vida do Primeiro Santo Português, promovendo a sua projeção no concelho, no país e no mundo”.
José António Cerqueira asseverou que “hoje é dia de todos os valencianos. Celebramos os valores da identidade valenciana, a coragem, a determinação e a capacidade de resistência e se há alguém que as corporiza é São Teotónio, o Primeiro Santo Português.
São Teotónio é uma figura marcante da nossa história, conselheiro de D. Afonso Henriques e um dos inspiradores da nacionalidade portuguesa, que merece um carinho e uma profunda devoção dos Valencianos, ao longo dos séculos”.
A cerimónia, que contou com vários momentos musicais a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença contou, ainda, para a Câmara Municipal de Valença atribuiu as Medalhas Municipais de Mérito à judoca Joana Morgado, do Judo Clube de Valença, aos Profissionais do Centro de Saúde de Valença e à Academia de Música Fortaleza de Valença.
Por fim, foram ainda homenageados os funcionários municipais aposentados nos últimos dois anos.
Joana Raquel Teixeira Morgado tem a graduação de 1º Dan (cinto preto) e conta, no seu currículo, com várias demonstrações e participações em inúmeros eventos desportivos, tais como Estágios e Campeonatos a nível Associativo, Zonal, Nacional e Internacional, bem como com um medalheiro impressionante em provas regionais, nacionais e internacionais.
Além do seu mérito desportivo, a Joana encarna na perfeição os valores incutidos no Judo, dando apoio nas aulas ministradas às crianças dos Jardins de Infância do concelho de Valença.