A Asicotur – Associação Internacional de Cooperação em Turismo, fez a sua apresentação oficial num dos corredores centrais da Termatalia, perante delegados e um significativo número de associados que se deslocaram a Ourense para assistirem ao ato.
Entre as figuras mais representativas da Asicotur destacaram-se o presidente, vice-presidente, tesoureiro e membros do Conselho de Administração, como Ricardo Ramírez, da Colômbia, e os delegados da Espanha, Portugal (Açores) e do Equador. Esta iniciativa contou com o apoio Institucional da Expourense, que acolheu o evento como parceiro da Associação.
À apresentação oficial da Asicotur não faltaram convidados especiais, como a representante da Autoridade de Turismo do Panamá; Denise Guillén, presidente da Comissão de Turismo de Salto (Uruguai); Flavia Lavecchia, presidente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica; Francisco Maraver, diretor geral do Instituto de Qualidade Turística da Espanha; Fernando Fraile, representante dos Balneários de Castilla La Mancha; Felipe Puya, prefeito de Santa Rosa de Cabal da Colômbia; Rodrigo Toro, diretor de mercados do Instituto de Promoção Turística da Argentina; Óscar Suárez, conselheiro do Cluster Galego de Turismo; Ovidio Fernández Ojea, e o delegado territorial da Xunta Galicia; Gabriel Alén, entre outras personalidades.
Na apresentação foram discutidos os marcos históricos da Associação nos seus curtos dois anos de existência, apreciada a colaboração do INPROTUR e os próximos desafios e incorporação de alguns parceiros.
Para completar a jornada de trabalho, os membros do conselho de administração e alguns associados, fizeram um “tour” pela feira termal, visitando entidades que ali tinham standes. Foram eles: o Município de Lares, pertencente à Federação de Municípios Livres do Peru (FEMULP), Balneários da Galiza, Instituto de Qualidade Turística da Espanha, Turismo de Porto e Norte, Vizela e o stand da Xunta de Galicia-Xacobeo.
No final, o presidente da Asicotur, Alejandro Rubín, agradeceu a presença massiva da imprensa especializada, bem como dos associados que continuam a trabalhar pelo futuro da cooperação turística.