Inúmeros projetos de turismo religioso e eventos de relevância internacional foram anunciados na tarde de ontem na reunião virtual mensal de associados da Associação Internacional de Cooperação em Turismo (ASICOTUR).
Delegados de 15 países reuniram-se uma vez mais para abordarem questões pendentes sobre o núcleo e a missão da organização.
O presidente Alejandro Rubin abriu o encontro anunciando a importância da gestão diária levada a cabo pela associação e as ações realizadas para melhorar seu desempenho. Comentou também a participação ativa da Asicotur no IV Congresso Mundial de Peregrinações, ponto de encontro com muitas pessoas ligadas a diferentes projetos.
Como é habitual em todas as reuniões de associados, contou com a presença de um convidado especial para abordar um tema de interesse coletivo relacionado com o setor de turismo. Gustavo Riveiro, sacerdote da arquidiocese de Valência e diretor do departamento de pastoral do turismo da Conferência Episcopal Espanhola falou sobre o VIII Congresso Mundial de Pastoral do Turismo.
O eclesiástico convidou todos os associados presentes para o Congresso que se realizará de 5 a 8 de outubro no Palácio de Congressos de Santiago de Compostela, onde será abordado o turismo como espaço de evangelização. A importância deste evento reside no facto de ser a primeira vez que se realiza na Europa, fora do Vaticano, passados mais de 10 anos desde a sua última edição.
O palestrante debruçou-se nos participantes do Congresso, tema que chamou a atenção dos associados, já que participarão personalidades importantes como o Cardeal Prefeito da Organização da Sede Oriental, teólogos que falarão sobre a teologia do descanso, o Patriarca Latino de Jerusalém, Monsenhor Pierbattista Pizzaballa, e acompanhará o Monsenhor Rino Fisichella, Arcebispo e presidente do Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Ao final deste espaço informativo, os delegados do Equador, Argentina e Brasil comentaram sua experiência no dia 25 de julho na celebração do dia de Santiago nos seus respetivos países, que manifestaram grande interesse social em replicar “o Caminho”, uma ação que está sendo realizado com o projeto dos “caminhos iniciáticos” da ASICOTUR, trabalho previsto que se concretizará nos próximos meses.
Os últimos minutos da sessão foram dedicadas à apresentação de María Teresa Villareal, nova delegada da Asicotur nos Estados Unidos, e Francisco Coelho, delegado nos Açores, que então tiveram uma breve intervenção, ambos com larga experiência e especialistas em diversos como a promoção turística, a criação de produtos e as relações internacionais.
A próxima reunião mensal acontecerá na última semana de agosto, periodicidade estabelecida pela associação.