O Marco das três Fronteiras é um local imperdível para quem visita Foz do Iguaçu, no Brasil. À noite tem uma vista surpreendente com vários atrativos: um obelisco triangular rodeado por jatos de água e luzes multicoloridas, perto de uma roda gigante, onde os turistas podem contemplar os territórios vizinhos da Argentina e do Paraguai.
A história da região remete-nos para a influência das missões jesuíticas sobre a cultura dos índios guarani, no tempo dos descobrimentos. A gastronomia típica brasileira é confecionada no restaurante Cabeza de Vaca, nome do explorador espanhol que descobriu as cataratas do Iguaçu, na época das conquistas espanholas pela américa do sul.
As gigantes quedas de água formadas num desnível abrupto do rio Iguaçu figuram na lista das 7 Maravilhas da Natureza e são um encanto para quem tem o privilégio de visitar o local.
Os eventos gastronómicos e culturais são quase diários, tudo isto na envolvência de uma arquitetura inspirada nas construções jesuíticas dos séculos XVI e XVII.
Local charmoso
o local mais charmoso de Foz do Iguaçu, agora é também o melhor lugar para se trabalhar no Paraná, na categoria empresas de porte pequeno, conforme classificação da Great Place to Work (GPTW), importante consultora internacional, especializada em medir e avaliar os melhores ambientes de trabalho nas empresas no mundo. A cerimónia de entrega do prémio ocorreu na cidade de Curitiba, com transmissão on-line.
Ao todo, 118.604 funcionários de 259 empresas participaram das avaliações. O Marco das 3 Fronteiras ficou em primeiro lugar na categoria Pequenas Empresas (até 99 empregados). Este reconhecimento consolida um trabalho bem feito do Grupo Cataratas, empresa iguaçuense, fundada em 1999, com atuação no Parque Nacional do Iguaçu, e que desde 2015 é responsável também pela revitalização e gestão do Marco, colaborando para o desenvolvimento do bairro Porto Meira, da economia e do turismo regional.
Entre as atividades que desenvolve estão o incentivo de estudo de idiomas, graduação e pós-graduação, programa de desenvolvimento profissional como mentoring e coaching, e oportunidades de trabalho para profissionais de diferentes faixas etárias, com destaque para o primeiro emprego e para o público mais idoso.
“Pessoas felizes trabalham mais motivadas”
Para o diretor executivo da Cataratas do Iguaçu S.A., Adelio Demeterko, a certificação é um reconhecimento do trabalho e da dedicação das pessoas. “Pessoas felizes trabalham mais motivadas, envolvidas e geram resultados fantásticos. Vamos continuar zelando pelas pessoas para juntos mantermos o Marco e a Cataratas como ótimos lugares para as pessoas trabalharem”
É responsável pela gestão de seis atrativos sustentáveis em três estados do Brasil: Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. A companhia nasceu na cidade de Foz do Iguaçu, com atuação em serviços voltados ao ecoturismo, e com investimentos em todas as suas operações. No Marco das 3 Fronteiras, nos últimos cinco anos, foram aplicados cerca de 30 milhões de reais para a melhoria da atratividade turística.