
O Projeto da Gorongosa congratula-se com a missão liderada pelo Ministro da Saúde de Moçambique, Ussene Isse, para reforçar as parcerias internacionais para o desenvolvimento do Hospital Regional da Gorongosa e as iniciativas de investigação.
Esta missão reflete a liderança e a visão do Governo de Moçambique na construção de sistemas de saúde resilientes que sirvam as comunidades rurais e reforcem a capacidade nacional em formação e investigação.
Para a Gorongosa, esta parceria representa a crença partilhada de que a conservação e o desenvolvimento humano devem trabalhar juntos, ao lado do Ministério da Saúde nesta caminhada transformadora para Moçambique Central e para o país no seu todo.
Após a assinatura do Memorando de Entendimento, Greg Carr, Presidente do Projecto da Gorongosa, declarou: “Tive a oportunidade de passar vários dias com o Ministro Isse, ouvindo os seus planos para a saúde em Moçambique, e fiquei impressionado com a sua liderança”.
O Ministro da Saúde, Ussene Isse, lidera desde terça-feira uma missão oficial aos Estados Unidos com o objectivo de mobilizar apoio financeiro, técnico e institucional para a construção de um Hospital Regional na Gorongosa. A missão procura também impulsionar a criação de um centro de investigação e formação em saúde que alinhe as prioridades locais de saúde com a excelência em investigação, educação e clínica da Universidade de Pittsburgh.
A missão insere-se no quadro do reforço das parcerias internacionais no setor da saúde, desenvolvidas em coordenação com o Projecto da Gorongosa (GP), e visa assegurar recursos junto de fundações, instituições filantrópicas e parceiros estratégicos internacionais. Os apoios a mobilizar deverão contribuir não só para a implementação das novas infra-estruturas, mas também para o fortalecimento do sistema nacional de saúde.
O futuro Hospital Regional de Gorongosa está projetado para funcionar como um hospital-escola, integrando cuidados hospitalares especializados, formação de recursos humanos em saúde e investigação científica. Por sua vez, a criação de uma unidade de pesquisa de plantas medicinais pretende valorizar a biodiversidade local, impulsionar a produção de medicamentos e promover soluções inovadoras e sustentáveis para os principais desafios da saúde pública no país.
Durante a estadia nos Estados Unidos, estão previstos encontros com parceiros internacionais de referência, bem como a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde (MISAU) e o GP, ato que deverá reforçar a cooperação institucional e alargar o âmbito da parceria para áreas estratégicas como formação médica, investigação aplicada, intercâmbio de profissionais de saúde e sustentabilidade das futuras unidades sanitárias.
A presença do Ministro da Saúde nesta missão é considerada determinante para conferir liderança política e credibilidade às negociações em curso, criando condições para a formalização de compromissos de médio e longo prazo. Para além da mobilização de apoios, a iniciativa visa reforçar a diplomacia em saúde, posicionando Moçambique como um parceiro ativo na promoção de modelos inovadores que articulam assistência médica, ciência e desenvolvimento, com vista a transformar Gorongosa num polo de excelência de alcance nacional e regional.
Sobre o Projeto da Gorongosa
O Projeto da Gorongosa procura integrar a conservação e o desenvolvimento humano com o entendimento de que um ecossistema saudável beneficiará os seres humanos, que por sua vez serão motivados a apoiar os objetivos deste Parque Nacional.





