70
70 expositores, 3 restaurantes tradicionais e 4 países
O Xantar celebra 26 anos de experiência na promoção da qualidade dos produtos agrícolas e do marisco galegos, no profissionalismo da hotelaria e no papel que a comida e o vinho desempenham na escolha da Galiza como local a visitar. A Feira Internacional de Turismo Gastronómico, a única feira internacional de turismo gastronómico em Espanha, apresentou esta manhã os dados da sua 26ª edição que se realizará na Expourense entre 20 e 23 deste mês.
A partir da próxima quinta-feira, a Expourense passará a ser o epicentro do turismo gastronómico e enoturístico peninsular, reunindo 70 expositores e com 4 países representados (Espanha, Peru, Portugal e Venezuela). A recriação de um grande Mercado de Comida e Vinho com pratos galegos e internacionais é a principal novidade deste ano. Esta área é complementada por 3 restaurantes do habitual estilo Xantar que oferecem um menu fechado composto por produtos autóctones de qualidade, 2 salas gastronómicas, 1 sala para degustações comentadas, 1 sala reservada exclusivamente para degustação dos produtos de Hijos de Rivera – Estrella Galicia e 1 espaço de degustação para os festivais gastronómicos da Galiza. Outra novidade será a criação de uma Zona Infantil com insufláveis, jogos e monitores para que as famílias possam desfrutar da sua visita o Xantar.
A 26ª edição do Xantar foi recentemente apresentada na Praça do Mercado em Ourense e contou com a participação do diretor geral de Comércio da Xunta de Galicia, Gabriel Alén, delegado territorial da Xunta da Galiza, Manuel Pardo; deputado do Turismo e do Conselho Provincial de Ourense e presidente do INORDE, Rosendo Fernández; presidente do Sindicato dos Hoteleiros de Ourense, Javier Outomuro; chefe da Área Provincial de Turismo da Xunta em Ourense, Cecilio Santalices, presidente do Mercado Abastecedor, Emilio González; e o diretor do Xantar e diretor-geral da Expourense, Rogelio Martínez.
Esta apresentação incluiu uma prova oferecida por empresários associados da UHO que terão uma participação ativa no Xantar, liderando diversas bancas no Mercado de Comida e Vinho que também , também vai colaborar com o espetáculo organizando um showcooking com o Chef Miguel González com produtos do mercado e com a colaboração da Xunta de Galicia (previsto para sexta-feira, 21 de novembro, às 18h30).
À semelhança dos anos anteriores, o Xantar voltará a lançar diversas ações para atrair um maior número de visitas e incentivar a participação do público local na feira. A entrada no salão continuará a ser gratuita. A participação em qualquer uma das 100 atividades oferecidas pelo programa desta edição será também gratuita, até à lotação, e que incluem workshops de cozinha ao vivo, provas comentadas de produtos como vinho, queijo, mel ou conservas, ou as diferentes degustações de festivais gastronómicos na Galiza.
Turismo de proximidade
O Xantar 2025 conta com a participação de três câmaras provinciais da Galiza, vários geodestinos e RDA (Ribeiro-Carballiño, Trevinca -Valdeorras, Terra de Celanova – Serra do Xurés) e câmaras municipais galegas das 4 províncias que participam de forma independente para promover o seu turismo gastronómico.
Na presença internacional, destaca-se mais uma vez este ano a presença de Portugal, que marca presença no Xantar desde a sua primeira edição. A Entidade de Turismo do Porto e Norte é o principal parceiro estratégico desta mostra do país vizinho e facilita todos os anos a participação de inúmeras câmaras municipais portuguesas que vêm à feira com stand e organizam vários showcookings, provas comentadas e provas de promoção do turismo local. Mais uma vez este ano, destaca-se a grande presença de expositores da região Norte. No total, uma dezena de câmaras municipais portuguesas participam direta e independentemente no Salão.
Participa também, pela primeira vez, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Açores. Além de ter um stand promocional do destino, vai mostrar a sua gastronomia através de workshops de culinária e degustações.
É uma participação que tem uma componente emocional pela união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal, mas também estratégica, uma vez que é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Galiza. E ao mesmo tempo, a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal constitui um destino único com uma oferta gastronómica e vínica de qualidade para se posicionar internacionalmente.
Para facilitar a visita ao Xantar, a Expourense conta com a colaboração da ferroviária Renfe, Transporte Oficial, que oferece um desconto de 10% nos bilhetes de longa distância em Alta Velocidade.
Restauração
O Mercado de Comida e Vinho é a novidade na restauração desta edição. Neste espaço poderá encontrar uma dezena de bancas com sala de refeições central onde os visitantes podem escolher entre comida venezuelana, mexicana, peruana, portuguesa e, claro, galega. Dentro da gastronomia galega, este mercado oferece opções como polvo à galega, marisco, tripas, empanadas, queijos, enchidos, gelados e sobremesas… e para beber, o espaço terá um bar Estrella Galicia e um espaço com vinhos dos cinco D.O. da Galiza. Este Mercado conta com a colaboração de hoteleiros associados da UHO e é uma excelente oportunidade para promover a oferta hoteleira da cidade.
O Xantar 2025 pretende também tornar-se o ponto de encontro ou “encontro” após o dia de trabalho com a organização de concertos de bandas galegas que incentivam as pessoas a irem à sala para desfrutar da música e depois tomar uma bebida ou jantar. O Food and Wine Market vai receber concertos todos os dias do evento. Os grupos “7 Rojo”, “GinToni’s”, “Teño sede” e “Movilla y los Irrepetibles” farão apresentações de quinta-feira a domingo. Estes concertos serão complementados com apresentações de danças tradicionais portuguesas e venezuelanas e com uma atuação do grupo “arroba de viño” de O Grove.
Dentro da restauração tradicional do Xantar, esta edição contará com 3 restaurantes. INORDE também não faltará este ano com o seu restaurante a partir do qual promoverá um “Menu de Outono” que inclui a riqueza gastronómica e vínica da província de Ourense e que conta com a participação de empresas da província como a Coren e o Grupo Cuevas. Carlos Parra será mais uma vez o chef à frente deste restaurante.
Programa de Atividades
Como é habitual, o programa de ações que o salão irá oferecer terá como objetivo projetar internacionalmente, numa perspetiva de qualidade e sustentabilidade, o turismo gastronómico e enoturístico na Galiza, no resto da Península Ibérica e na América Latina.
No que diz respeito às atividades, o Xantar vai reunir chefs de renome que irão ministrar workshops de cozinha ao vivo no âmbito do XX Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável que oferecerá ao público mais de 100 experiências entre showcookings, degustações comentadas, apresentações e degustações. Esta edição contará com duas salas de aula gastronómicas (Grupo Cuevas e Bricocentro) nas quais serão ministrados mais de 50 workshops de culinária ao vivo (haverá também demonstrações de culinária em vários stands expositores). Haverá ainda uma sala de aula onde serão ministradas cerca de trinta provas comentadas de produtos como vinhos, méis, conservas de peixe e marisco, queijos, bebidas espirituosas e licores.
A novidade na formação é que este ano a Estrella Galicia terá uma sala de aula reservada para a degustação comentada de diferentes produtos Hijos de Rivera, acolhendo também a apresentação de algumas novidades da marca.
También se celebrará una nueva edición, la décimo tercera ya, del Concurso de Cocina Gourmet organizado por el Grupo Cuevas. Y relacionado también con los Concursos, este año Xantar acogerá por primera vez el Concurso “DevoraJalys” promovido por esta marca de patatas fritas de la comarca de A Limia en el que los participantes tendrán que demostrar cuántas patatas fritas son capaces de comer en un minuto. Se celebrará en viernes 21 de noviembre a partir de las 20.00 h.
Será ainda realizada uma nova edição, agora a décima terceira, do Concurso de Culinária Gourmet organizado pelo Grupo Cuevas. Com respeito aos Concursos, este ano o Xantar irá acolher pela primeira vez o Concurso “DevoraJalys” promovido por esta marca de batatas fritas da região de A Limia no qual os participantes terão de demonstrar quantas batatas fritas são capazes de comer num minuto. Será realizada na sexta-feira, dia 21, a partir das 20h00.
Este programa completa-se com atividades paralelas, como o XXI Encontro Internacional de Confrarias que reunirá 30 entidades e terá lugar no sábado, dia 22.
O horário da feira será das 11h00 à 01h00 da manhã, exceto no domingo, dia 23, em que a feira encerra às 18h00.




