A edição 2025 da Fitur elevará o papel da mulher no turismo
A Feira Internacional de Turismo, que se realizará de 22 a 26 de janeiro, organizada pelo IFEMA MADRID, será o cenário da FITUR WOMAN, o espaço que torna visível o papel da mulher na indústria do turismo. Organizado pela FITUR e Women Leading Tourism (WLT), celebra o seu quinto aniversário com o apoio da Extremadura e sob o conceito ‘Pride of Belonging’, que irá explorar o vínculo emocional das pessoas com os destinos turísticos e o seu impacto no bem-estar social e o desenvolvimento sustentável dos países, regiões e comunidades locais.
Nesta perspetiva, a liderança feminina será o eixo central da FITUR WOMAN, que reunirá líderes de destaque das esferas empresarial e governamental para destacar como as mulheres e seu papel na gestão de empresas e organizações públicas podem elevar o orgulho do turismo a um novo patamar.
Maribel Rodríguez, presidente da Women Leading Tourism, destaca que “É hora de gerir de forma inteligente, com a participação de todos os atores, salvaguardando os sentimentos de pertença da população residente em áreas turísticas. Devemos evitar a despersonalização, valor diferenciador para os destinos, mas também uma oportunidade para as regiões que procuram posicionar-se no mercado global de forma sustentável e competitiva. Promover o turismo nesta perspetiva permite não só atrair visitantes, mas também gerar orgulho local, preservar o património e garantir. o bem-estar de gerações futuras.”
A Extremadura apresenta-se este ano na FITUR Woman como um exemplo de integração da liderança feminina no desenvolvimento de um turismo que preserve a identidade local e gere oportunidades. Um destino de referência em sustentabilidade que promova um setor turístico com triplo impacto positivo no ambiente: social, ambiental e económico. Apoiamos a FITUR Woman como um espaço que inspira e torna visível o papel da mulher como motor de mudança no sector do turismo.
FITUR Woman: programa prévio
O programa FITUR WOMAN 2025 incluirá vários painéis importantes para explorar o Orgulho de Pertencer sob diferentes perspetivas.
Em ‘Destino e Cultura’ analisaremos como os destinos turísticos podem manter a sua autenticidade cultural. Especialistas vão abordar o ADN das comunidades locais, estratégias para envolver a população residente e a importância da promoção e salvaguarda da identidade cultural dos destinos turísticos.
Por seu lado, através do painel ‘Setor do Turismo’, haverá um debate sobre empresas de turismo sustentáveis e inclusivas que promovam um ambiente de trabalho que retenha os melhores talentos, ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional e promova um ambiente de trabalho em que os colaboradores possam sentir orgulho de pertencer.
Entre outros eventos e momentos chave, este espaço contará com conversas ministeriais de alto nível, convidados de honra e networking especial, bem como uma plataforma para partilhar experiências, debater desafios e explorar novas soluções para o futuro do setor do turismo.
Com esta nova edição, a FITUR WOMAN continua a dar visibilidade e a empoderar as mulheres neste setor, reforçando o compromisso da Feira Internacional de Turismo em construir um turismo inclusivo, sustentável e centrado nas pessoas.