Ranchos folclóricos do concelho revivem tradição a 17 de novembro
O Largo do Mercado, em Esposende, vai acolher, no próximo dia 17, a partir das 14h30, o tradicional Magusto-convívio que o Município de Esposende promove anualmente, em parceria com os grupos folclóricos do concelho.
Esta iniciativa, que ocorre em itinerância pelo território concelhio, é aberta à comunidade e tem entrada livre, constituindo um convite para celebrar a tradição, num ambiente de festa e animação. A preservação dos usos e costumes associados à cultura popular é o objetivo principal desta ação, que pretende também fomentar o convívio da população com os grupos folclóricos, em clima de sã convivência.
As castanhas e o vinho verde são os ingredientes principais desde evento, mas a música e a dança também não podem faltar, sendo asseguradas pelo Rancho Folclórico de Fonte Boa, Rancho Folclórico de Palmeira de Faro, Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e Rancho Folclórico “As Moleirinhas das Marinhas”.
Este ano, a organização cabe ao Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia, que conta ainda com o apoio do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas e Ronda de Vila Chã.
Em plena época de S. Martinho estão, assim, reunidos os ingredientes para repetir o sucesso de edições anteriores de um evento que se tem revelado uma aposta assertiva na estratégia de descentralização municipal e de promoção turística, garantindo o acesso a toda a população às mais variadas manifestações. Por esta via, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).