Depois da pausa de quatro anos imposta pela COVID, Portugal regressa a uma das mais importantes celebrações da gastronomia e do vinho da Europa, a Fête des Vendanges, Paris. O regresso ao Percurso do Gosto, em Montmartre, será feito pelos municípios de Pinhel e Sernancelhe, que além de levarem o melhor da sua gastronomia e vinhos, têm previstos eventos paralelos para “homenagear” os seus emigrantes, a residirem em Paris e arredores. A presença portuguesa estará também representada pela CIM Beira Baixa, habitual participante deste evento, estando presente pela 3ª vez. Portugal volta, assim, a estar representado, com três espaços entre os 1200 metros quadrados de expositores que procuram cativar os mais de 500 mil visitantes que o evento movimenta. Provas, degustações, venda de produtos e realização de negócios vão preencher o fim de semana em Montmartre. “Regressamos! Depois desta ausência prolongada, teríamos gostado de regressar com um espaço de Portugal ainda maior, mas a procura que este evento tem é tanta, que já nos sentimos felizes por ter conseguido esta presença.
O objetivo é crescer em 2025 e marcar o regresso em força da marca Portugal, dos seus produtos genuínos que todos tanto gostam. Queremos voltar aos nove espaços, no mínimo!”, adianta a organizadora, Ana Sofia de Oliveira. Em 2023, entraram em Portugal 3.2 milhões de turistas franceses, crescendo 150 % em 10 anos.
O desafio que a luso-francesa da My Genuine Portugal, Ana Sofia de Oliveira, lançou aos participantes portugueses em 2017, foi o de “levarem o melhor da gastronomia e vinhos das suas regiões, mostrando o quão genuínos os produtos eram, com potencial enorme para o mercado francês, e mais especialmente parisiense”. Superou desde logo as expetativas, em termos de posicionamento de produtos premium nacionais, a tal ponto que se seguiram três edições com uma presença nacional em “grande escala, com uma adesão sem entusiasmada que os franceses manifestavam à presença portuguesa”, ao mesmo tempo que se tornava um ponto de encontro dos portugueses residentes em Paris e arredores que aproveitavam o evento para “matar saudades” de Portugal e comprarem produtos portugueses que orgulhosamente partilhavam com os amigos franceses.
“Portugal continua a estar na moda em França. Nunca quis quebrar o laço que me liga a este país que me viu nascer. A França, grande país da gastronomia e dos vinhos tem-se revelado muito recetivo a acolher mais ainda mais gastronomia e vinhos de qualidade de Portugal. Podermos marcar presença de novo, com o que de melhor se faz em Portugal é motivo de grande orgulho e emoção para mim”, diz Ana Sofia de Oliveira.
Pela primeira vez, dois participantes – os municípios de Pinhel e Sernancelhe – vão organizar um evento próprio, paralelo à Fête des Vendanges, para as suas próprias comunidades “porque a recetividade das comunidades emigrantes foi tão grande e bonita em 2019, quando Pinhel esteve presente, que o município quis estar presente de novo neste evento marcante”.
Sernancelhe promove 1.º Convívio de Emigrantes do concelho, em Créteil
No dia 12 de outubro, Sernancelhe vai homenagear os emigrantes das 13 freguesias do concelho que se encontram a residir em Paris, com um encontro que terá lugar na Sede da Rádio Alfa, em Créteil. O objetivo da iniciativa, que conta já com mais de 350 inscritos, é “acentuar a proximidade” com os emigrantes, “evidenciar a sua importância para o desenvolvimento do concelho e reforçar a identidade sernancelhense”.
Com a presença na Fête des Vendanges, de 11 a 13 de outubro, o município procura promover o território, incluindo os seus vinhos e gastronomia, com produtos endógenos como a castanha Martaínha, que se destaca pela sua versatilidade. A divulgação da Festa da Castanha, agendada para os dias 25, 26 e 27 de outubro, em Sernancelhe, bem como o BTT e Trail da castanha e do castanheiro, estarão também em destaque no certame.
Pinhelenses reúnem-se em jantar em Claye Souily
Além da promoção do território, o município de Pinhel aproveita a viagem rumo à Fête des Vendanges, em Paris, para promover um jantar com a comunidade pinhelense no restaurante La Closerie, em Claye Souilly, no dia 12 de Outubro também. A acompanhar o encontro estará uma comitiva composta por elementos do Executivo Municipal.
“Queremos que este seja um momento de proximidade e convívio com aqueles que apesar de estarem fora não esquecem a sua terra natal, como se verifica ano após ano, nomeadamente durante o mês de agosto, quando regressam a Pinhel, e dão uma nova vida às aldeias do concelho”, salienta o município.
Dados do turismo França – Portugal
Em 2023, França posicionou-se como o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido quer pelo indicador dormidas (quota 8,7%) quer para o indicador hóspedes (quota 9,3%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da França em Portugal registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes um aumento de 7,4% face ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respetivamente.
Entraram em Portugal 3.2 milhões de turistas franceses, crescendo 150 % em 10 anos. As escolhas dos principais destinos regionais recaem sobre: Lisboa, Porto e Norte, Alentejo e Centro, com forte crescimento nos produtos City-Breaks e Touring.
Portugal representa 3,1% das viagens dos Franceses fora do seu país.
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 7,2% face ao ano de 2022, que se situaram em 3,1 mil milhões de euros, posicionando-se no 2.º lugar com uma quota de 12,4%.
Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores registados já estão num nível acima ao registado nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas, que totalizam um aumento de 4,1%, 1,4% e 21,4%, respetivamente.
No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da França que visitam Portugal (29,1%), seguido do Algarve (23,2%), do Norte (21,3%), Madeira (13,0%), Centro (3,9%), Açores (3,3%), Oeste e Vale do Tejo (2,9%), Alentejo (1,7%) e Península de Setúbal (1,6%).