Na imagem: os novos delegados incorporados
A Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento do Turismo (ASICOTUR) anunciou no passado dia 20 de Junho, no seu Conselho de Administração, a incorporação de sete novos delegados da entidade em Angola, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Villa Cisneros, em Marrocos.
A reunião contou com a presença de membros de quase uma dezena de países, que apresentam projetos mensais que são submetidas à consideração do Conselho e posteriormente votadas.
Os novos delegados aprovados são: Luísa Mateus Hatonda (Angola); Jeanine Pires (Brasil); Mónica Zalaquett (Chile); Julián Torres Sarriá (Colômbia); Mário Socatelli (Costa Rica); Maylet Uranga (Cuba)
José Díaz Ceballos (República Dominicana); Sair Aziz (Villa Cisneros, Marrocos).
Participaram na Junta Diretiva o Presidente, Alejandro Rubín Carballo (Espanha), o Vice-Presidente Executivo, Ricardo Sosa (Argentina), o Secretário Geral, Rafael Roldán (Equador) e os membros Marisol Acosta Torrelly (Peru), Carla Galíndez (México). de Administração Pablo Rivera Búa (Portugal), Laura Chirrime Decroix (Moçambique), Ricardo Ramírez (Colômbia), Gilmar Piolla (Brasil) e Manuel Mora Lourido (Espanha).
Durante o encontro também foram relatadas as atividades realizadas em São Paulo e Foz de Iguaçu (Brasil), onde o presidente da Asicotur tem estado a dinamizar o plano diretor dos Caminhos Iniciáticos para o Estado do Paraná.
Da mesma forma, também foi feito um balanço do primeiro Simpósio Internacional de Cooperação Turística onde foi destacado o papel dos aceleradores sociais na área do turismo, o fosso entre os licenciados e o setor do turismo, a apresentação do Observatório Aeronáutico, uma iniciativa que conta com o apoio da ASICOTUR.
Por fim, Marisol Acosta, representante do Perú, relatou a apresentação feita na Cúpula de Municípios daquele país, organizada pela FEMULP, onde deu detalhes do funcionamento da Asicotur, a troca de experiências turísticas e o desafio de alcançar Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.