Já arrancou, na Vila de Fornos de Algodres, a campanha de recolha porta-a-porta de biorresíduos, uma iniciativa integrada no Projeto de Economia Circular e Biorresíduos, inserido na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 do Concelho.
Depois do grande sucesso dos projetos-piloto, no Bairro das Capelas e na Freguesia de Muxagata, o Município de Fornos de Algodres alargou, agora, o projeto de recolha de resíduos orgânicos e recicláveis a toda a vila. À semelhança do que se passou naqueles dois locais, durante o mês de maio, as equipas do Município estiveram no terreno a dar a conhecer o projeto e a distribuir baldes de compostagem.
No total, foram entregues mais de 400 baldes de 10 litros nas habitações da Vila de Fornos, contentores de 120 litros pelas IPSS e estabelecimentos do canal HORECA, com o objetivo de motivar a adesão à iniciativa e assim valorizar os resíduos orgânicos, nomeadamente os restos de alimentos.
A recolha porta-a-porta teve início no passado dia 3 de junho e é efetuada duas vezes por semana, consoante a zona: às segundas e quintas-feiras (Zona 1) e às terças e sextas-feiras (Zona 2).
Além da recolha de Biorresíduos, os moradores da Vila de Fornos de Algodres também podem beneficiar da recolha de resíduos recicláveis, se necessário.
Após a recolha, os resíduos orgânicos são enviados para uma estação de tratamento, onde são submetidos a um processo de decomposição, dando origem a um composto orgânico que pode ser utilizado, por exemplo, nos solos agrícolas.
No futuro, o Município pretende alargar este projeto às restantes freguesias, com o objetivo de colocar, ainda mais, o Concelho de Fornos de Algodres no mapa da sustentabilidade.
Quem ainda não recebeu o seu equipamento de separação de resíduos orgânicos, por alguma razão, pode entrar em contacto com o Município para receber o seu balde de compostagem.
Dados sobre o Projeto de Economia Circular e Biorresíduos
Desde o início do projeto, em outubro de 2023, com a recolha porta-a-porta na freguesia de Muxagata, e até 31 de março de 2024, já foram valorizadas 1,7 toneladas de resíduos orgânicos, que, de outra forma, acabariam num aterro.
No total, incluindo todos os projetos de recolha e compostagem ativos no concelho, já foram desviadas 15,3 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis, incluindo os resíduos provenientes do refeitório do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, do INATEL, do “circuito das floristas” e do “circuito das borras do café”.
Fornos de Algodres e a Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025
O Município de Fornos de Algodres rege-se por uma Estratégia Municipal Ambiental traçada para os anos de 2022 a 2025, que visa estabelecer um conjunto de medidas ambientais, cujo objetivo passa por conduzir a uma mudança de comportamentos e hábitos, com vista a tornar o concelho mais sustentável.
A Estratégia Municipal Ambiental do Município de Fornos de Algodres é composta por 7 programas e 16 projetos.
Inserido no PM3 – Programa Municipal de Resíduos e Economia Circular, o Projeto de Economia Circular e Biorresíduos tem como objetivo aumentar a circularidade, reduzindo resíduos e aumentando a reutilização, tudo isto, apostando na recolha e valorização multimaterial e de biorresíduos.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º 11 (tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis), 12 (garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis) e 13 (Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos).