Representantes do município de Lagos receberam na ITB Berlin 2024 o prémio do 3.º lugar do 2024 Green Destinations Top 100 Story Awards* na categoria “Natureza e Paisagem”. A autarquia concorreu a esta edição com uma apresentação dedicada à intervenção de Conservação do Cordão Dunar da Meia Praia recentemente realizada.
Este prémio visa reconhecer os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos para converter o turismo numa atividade cada vez mais sustentável, respeitadora e compatível com a preservação dos valores naturais e culturais dos territórios. A sua conquista pelo destino Lagos é a evidência do trabalho e da dedicação da comunidade no seu todo, a que não é alheio o compromisso e investimento por parte da autarquia e dos vários agentes públicos e privados, determinantes para a qualificação da oferta turística e respetiva sustentabilidade.
“Caminhando em Harmonia – Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada” é o título da história que descreve a boa prática apresentada pelo município de Lagos**, a qual começou por ser escolhida para integrar a lista das 100 melhores histórias mundiais da competição Green Destinations, ficou depois posicionada no TOP 6 da categoria “Natureza e Cenário” e acabaria por alcançar o 3.º prémio, num pódio partilhado com destinos da Tailândia e do México.
Esta é a segunda boa notícia no espaço de apenas uma semana, pois no dia 29 de fevereiro o município já havia recebido na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde esteve presente, o certificado com a menção “Ouro” (QualityCoast Gold Award) dos Green Destinations***. A subida do estatuto de certificação do destino Lagos de “Prata” para “Ouro” confirmou as melhorias operadas rumo à sustentabilidade, devidamente verificadas na última auditoria, em aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
Para o autarca lacobrigense Hugo Pereira, “este reconhecimento vem dar ânimo e um fôlego redobrado à política de sustentabilidade promovida pelo município, colocando-nos como meta um novo patamar de exigência que se traduz em alcançar, na próxima candidatura, o nível máximo de certificação, correspondente à menção «Platina» ”.