A Asicotur, Asociação Internacional para a Cooperação Turística, inciou o seu calendário de atividades de 2024 na Feira de turismo de Madrid.
A primeira parte desta ação promocional teve lugar no stande do México, país que será associado da Fitur em 2025, e que, ao mesmo tempo, se mostra como um dos apoiantes incondicionais das ações de divulgação da Assicotur, desde a sua criação.
No stande cedido pelo México, a Asicotur reuniu delegados e representantes de cerca de 20 países. A ocasião serviu também para premiar simbolicamente empresas e instituições que se têm distinguido no desenvolvimento de projetos turísticos na forma sustentável.
Uma forma de despertar consciências, diz o presidente da associação espanhola. A complementar a jornada profissional realizada na Fitur de Madrid, o presidente da Asicotur, Alejandro Rubín, ainda manteve reuniões de trabalho com representantes de países da América do Sul que não puderam estar presentes na jornada profissional da associação.
No stande do Perú, o Presidente da Câmara Nacional promovia a cidade perdida dos Incas, construída no século XV. Já no stande da Bolívia, a embaixadora em Espanha, não se cansava de apelar aos europeus para conhecerem as atrações turísticas que o seu país oferece.
Prosseguindo o encontro de culturas, a Asicotur, durante 2024, promete ir a todos os lugares de concentração turística para incentivar empresas e instituições a lutarem pelo turismo sustentável.
A Feira de Madrid, um dos mais importantes certames turísticos do mundo, bateu o recorde de participações com a presença de 152 países e 9.000 empresas do setor. A participação portuguesa ocupou o Pavilhão 4 da Fitur com uma área de 880 m2, as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 116 empresas.