Em mais uma sessão virtual da Asicotur- Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Turístico, desta vez dedicada a Ponte de Lima.
Por parte do município que tem sede na vila mais antiga de Portugal falou o vice-presidente Paulo Barreiro de Sousa, que começou por se referir ao património histórico, religioso e arquitetónico do concelho, onde se concentra o maior número de solares de Portugal.
O vice-presidente da autarquia salientou, ainda, alguns dos principais eventos anuais (mais de 80) que dão vida a Ponte de Lima, tais como: a Feira do Cavalo, a tradicional Vaca das Cordas que antecede os Tapetes Floridos, o Festival dos Jardins e a Feira do Vinho Verde.
Atravessado pelo Caminho Português de Santiago, o concelho de Ponte de Lima já registou este ano a passagem de 30 mil peregrinos, estando considerado como o 2º Caminho mais percorrido, a seguir ao Caminho Francês.
Na sessão virtual, Paulo Barreiro de Sousa referiu também as preocupações ambientais do município, nomeadamente quanto ao ciclo da água e à paisagem extensiva, em detrimento da produção agrícola intensiva.
Tudo isto, justifica o vice-presidente, “contribui para uma boa qualidade de vida dos cerca de 43 mil habitantes, cujo índice é considerado como dos mais elevados do país”.
Esta reunião foi orientada pelos dirigentes da Asicotur, Jesús Ares e Ana Belén Fernández.