Este encontro contou com 500 participantes de 20 países e abriu as portas do Destino Termas ao turismo internacional
A Termatalia Uruguai encerrou ontem, após três dias de intensa atividade de um evento que já foi descrito como “um dos melhores da história da Termatalia na América”, nas palavras de seu diretor, Rogélio Martinez, o 21º Encontro Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar já superou as expectativas do seu principal parceiro, o Ministério do Turismo do Uruguai. O Ministro do Turismo deste país, Tabaré Viera, explicou durante a receção realizada nas Termas de Guaviyú, em Paysandú, o entusiasmo “por ter tido a oportunidade de mostrar ao mundo o maravilhoso Destino Termas Uruguaio”. Por sua vez, o diretor de Turismo de Paysandú, José Manuel Galván, salientou que “este encontro superou em muito as nossas expectativas, já que os empreendedores tiveram a oportunidade de aprender e partilhar experiências com os melhores especialistas do setor.”
Após 3 dias em que se tornou o epicentro do termalismo global, o Uruguai posiciona-se como um grande destino termal pela qualidade e quantidade de suas águas e sua infraestrutura termal. Este evento ajudou o Uruguai a aprender com o modelo europeu a utilizar as fontes termais na perspetiva da saúde e não apenas do lazer.
A Termatalia Uruguai, um evento estritamente profissional, ultrapassou 500 inscritos no IV Congresso Internacional sobre Água e Saúde, no qual participaram 40 especialistas como palestrantes. O congresso foi complementado por uma área de exposição na qual participaram destinos termais da Espanha, Uruguai, Argentina, Chile, México, Brasil e Alemanha. Entre as atividades realizadas neste último dia, destacou-se o seminário sobre águas minerais e introdução à degustação de águas ministrado pela sommelier galega Mercedes González e pela CEO do PA Laboratório do Brasil, Joseani Octaviani. Participaram nesta degustação águas minerais galegas, brasileiras e uruguaias.
A Termatalia também significou um fortalecimento das relações entre o Uruguai e a Espanha e especialmente a Galiza. Atualmente residem neste país 70.000 pessoas de raízes espanholas, das quais 40.000 são galegas.
A próxima edição será realizada em Ourense como habitualmente. Em 2025, voltará a alternar a sede e viajará para outro país, provavelmente na América Latina. Durante esta edição, a gestão da Termatalia já despertou o interesse de vários destinos termais de países como Chile, Brasil, Colômbia e Argentina para acolherem a próxima edição.