O Ministério do Turismo da República Oriental do Uruguai acaba de reconhecer Termatalia 2023 (a realizar naquele país) como um Evento de Interesse Turístico. O 21º Encontro Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar será realizado nos departamentos termais de Salto e Paysandú entre os dias 4 e 6 de outubro. Esta é a quinta edição da feira na América Latina, depois das edições no Perú, Argentina, México e Brasil. Em todos estes países, os seus organizadores afirmaram que a celebração da Termatalia no seu país representou “um antes e um depois no desenvolvimento e promoção dos seus recursos termais”.
Anfitriões reconhecem resultados
Durante a apresentação oficial do evento no Uruguai, realizada em julho, o ministro Tabaré Viera destacou a importância deste país sediar a Termatalia e oferecer oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento em turismo de saúde e bem-estar na região. A Termatalia Uruguai apresentou-se como um dos grandes eventos turísticos e feiras que se realizarão neste país durante 2023 e o recente reconhecimento como Evento de Interesse Turístico assim o reconhece.
Este evento é uma excelente oportunidade para se posicionar como destino de turismo de saúde. O Uruguai tem tudo para ser internacionalmente um dos grandes destinos termais da América Latina. Os motivos são que as suas águas emanam do Sistema Aquífero Guaraní, um dos recursos hídricos mais importantes do planeta pelas dimensões, qualidade e temperatura das águas.
5 edições na América do Sul
Ao longo das suas 21 edições, a Termatalia é um evento que tem demonstrado ser do interesse dos governos que se comprometem a posicionar-se como destinos de turismo termal e de saúde e isso fica evidente nos reconhecimentos que recebe. Em 2014 foi realizado em Termas de Río Hondo – Santiago del Estero – Argentina e foi um evento que marcou, conforme indicado pelo então Ministro do Turismo da Nação, Enrique Meyer, “um antes e um depois no desenvolvimento de termalismo na Argentina”. Em 2016, foi realizado em Coahuila-México e o então subsecretário de Turismo do Estado, Alfonso Rodríguez Garza, indicou que “Termatalia marcou uma nova era no desenvolvimento do termalismo no México”. Por sua vez, quando a Termatalia se realiza em Ourense (Espanha), obtém o reconhecimento como Feira Internacional concedido pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Governo de Espanha. Da Expourense esperam que os mesmos resultados positivos sejam obtidos no Uruguai para o desenvolvimento e promoção internacional dos destinos termais do país.
Acões Profissionais
Durante três dias, o Uruguai tornar-se-á o epicentro do termalismo internacional, reunindo profissionais de cerca de vinte países. As principais ações profissionais estarão relacionadas com a formação empresarial e especializada. A primeira será concretizada através da celebração do Workshop de Contratação Turística em que participarão operadores turísticos internacionais e realizarão encontros com os destinos presentes no encontro de países como Chile, Argentina ou Espanha e, claro, do próprio Uruguai.
A formação profissional da Termatalia Uruguai passará pelo IV Congresso Internacional Água e Saúde, que contará com a participação de mais de 40 especialistas da Espanha, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, México, Colômbia, Brasil, Costa Rica e Uruguai. Incluirá também uma sessão conjunta com a Associação Europeia de Spas, ESPA, que reúne spas de 20 países europeus. Este encontro será dividido em diversas sessões especializadas que abordarão o termalismo e os cuidados de saúde sob diferentes perspetivas: Hidrologia Médica; Farmacologia; Estético; Consultoria Térmica; Talassoterapia; Qualidade; Investigação; Experiências empresariais; Marketing Turístico e Apresentação de Políticas Públicas relacionadas com o termalismo.
A programação completa do congresso e inscrições estão disponíveis em www.termatalia.com