Na cerimónia de abertura da 20ª Feira Internacional de Turismo Termal discutiu-se o futuro para a expansão da feira. Neste contexto, o vice-ministro do Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio, apresentou a candidatura do seu país para acolher a próxima edição da Termatalia em 2023, recuperando assim a alternância de continentes na realização do evento termal que a este ano decorre em Ourense (sede oficial da feira na Europa) e no ano seguinte noutro país. Para além de olhar para o futuro, a Termatalia olhou também para o passado, mais concretamente para uma antiga exigência dos profissionais do setor, na necessidade de inclusão do termalismo na carteira de Serviços Sociais da Segurança Social em Espanha. Esta afirmação foi novamente defendida pelo presidente do Parlamento da Galiza, Miguel Santalices, que indicou o enorme potencial terapêutico do termalismo, aludindo ao facto de que “a água mineral-medicinal cura e o termalismo não viverão o seu máximo esplendor, enquanto não for incluído na Segurança Social, como já acontece noutros países europeus”.
A força do termalismo galego
O primeiro vice-presidente da Xunta de Galicia e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Expourense (entidade que organiza a Termatalia), Francisco Conde, também participou neste ato inaugural, explicando que esta feira “é a grande montra para promover a força do termalismo galego”. Participaram ainda nesta abertura o presidente da Associação Europeia de Cidades com Património Termal – EHTTA e do Conselho Provincial de Ourense, Manuel Baltar, que apresentou os 10 anos de sucesso do Termalismo Social Provincial; o vice-prefeito de Ourense, Armando Ojea Bouzo; o magnífico reitor da Universidade de Vigo, Manuel Reigosa e o delegado territorial da Junta da Galiza em Ourense, Gabriel Alén. O presidente do Instituto de Qualidade do Turismo Espanhol (ICTE) e Spas de Espanha, Miguel Mirones, também falou nesta cerimónia de abertura, referindo-se aos problemas que os spas estão a atravessar para fazer face aos custos energéticos.
Uruguai bem representado
O Uruguai é um dos países com maior apresentação nesta edição, já que uma grande delegação de representantes institucionais do Ministério e dos Municípios de Salto e Paysandú onde estão as principais áreas termais do país também se deslocou a Ourense com empresários do setor.
Chefiou a delegação, o Vice-Ministro do Turismo, Remo Monzeglio, acompanhado pela Embaixadora do Uruguai em Espanha, Ana Teresa Ayala, e pelo Cônsul do Uruguai na Galiza, Ramiro Rodríguez. O protagonismo deste país ficou ainda mais evidente após a apresentação da candidatura para sediar a Termatalia 2023.
Água mineral de ouro
Este ato de abertura foi o ponto de partida para dois dias de intensa atividade numa feira que conta com a participação de 140 expositores de 25 países, além de ações profissionais como o Workshop de Contratação Turística, que realizou os primeiros encontros de negócios entre os 25 operadores turísticos participantes e expositores na Termatalia 2022.
A água mineral foi, sem dúvida, a protagonista das atividades de hoje, desde a realização da XIX Prova Internacional de Água, cujos resultados serão anunciados no dia de encerramento desta edição. Também foi realizado o seminário sobre águas minerais naturais. Relacionado a isso, a feira também oferece um Bar de Águas com marcas internacionais de 6 países. Um dos expositores regulares da feira, o restaurante “O lar do Leitón” em Ourense, conhecido por ter a melhor carta de águas minerais da Galiza, surpreendeu mais uma vez os visitantes com uma impressionante coleção de águas exclusivas, incluindo uma garrafa de ouro e cristais “Swarovski” de uma marca d’água Kobe no Japão, e que tem um valor de 17.500 euros.
A água mineral foi também o fio condutor da primeira sessão das Jornadas Técnicas Profissionais coordenadas pelo Campus da Auga da Universidade de Vigo, que organizou várias mesas redondas em que a água mineral foi analisada desde uma perspetiva turística, de gestão e, geohistórica, patrimonial e científica.
Sessões de culinária saudável
Dentro da Área de Alimentação Saudável, decorreram sessões de culinária saudável ao vivo, ministradas pelo chef espanhol Carlos Parra e culinária consciente pela nutricionista Adriana Fernández Vidal. Por sua vez, o costarriquenho Alejandro Madrigal, da “Gastronomia Essential”, deu uma palestra sobre alimentação saudável e sustentável.
Ainda no primeiro dia realizaram-se as primeiras atividades dirigidas ao público em geral, já que a feira convida as pessoas a “dar-se saúde e bem-estar” através de atividades como o yoga wellness, o café bar ou a massagem sonora. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de receber uma massagem, tanto dos profissionais do Shalom Center, como das mãos de futuros profissionais que estão em ciclos de formação profissional na balneoterapia.
Durante este primeiro dia, foram também distribuídas 250 sessões termais a 1 euro, uma iniciativa promovida pelo Conselho Provincial de Ourense e que tem tido uma excelente receptividade junto do público. A tudo isto devemos acrescentar a possibilidade de conhecer a oferta em turismo de saúde oferecida pelos 25 países representados na Termatalia 2022.
Este dia de abertura coincidiu no tempo e no espaço, na Expourense, com o dia de encerramento do Congresso Internacional de Turismo Termal organizado pela EHTTA e pelo Conselho Provincial de Ourense sob os auspícios da OMT.