As obras de Requalificação da Encosta Norte do Castelo de Porto de Mós foram inauguradas numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara, Jorge Vala.
A intervenção teve o custo de cerca de €270 000,00 e assumiu como principais objetivos promover o alargamento da rede de circuitos entre o Castelo e a sua envolvente, nomeadamente através de um acesso pedonal até à Fonte do Castelo. Visou, ainda, dotar os percursos pedonais de melhores condições de mobilidade, melhorar a qualidade estética e paisagística do local e reabilitar a Fonte do Castelo, incluindo a escadaria de acesso, garantindo a sua proteção e valorização. No âmbito lúdico-pedagógico, foram criados melhoramentos nas áreas de estadia, através da colocação de sinalização informativa associada aos circuitos.
Locais para autocarros, veículos ligeiros e zonas de lazer
Ao nível da circulação de veículos, foram criados locais adequados para a paragem de autocarros e veículos ligeiros, de apoio aos visitantes, localizados junto à área urbana, contribuindo deste modo para a redução dos acessos automóveis nas imediações do Castelo. É, ainda, proposta uma zona de lazer com um miradouro e o acesso pedonal à rede de percursos de acesso ao Castelo e à Fonte do Castelo através de escadaria em madeira.
Zona repleta de histórias e lendas
Se o Castelo de Porto de Mós é o ex libris do concelho, a zona que o envolve é repleta de histórias e lendas que acompanham as memórias dos portomosenses.
O Projeto de Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós permitiu, em primeira instância, dignificar e preservar um espaço com história e peso na cultura popular local.
Por outro lado, tornou aprazível ao visitante, a área circundante ao castelo, estendendo a sua visitação até à zona da Fonte do Castelo, onde é notório o valor patrimonial e paisagístico existente, tanto pela presença dos elementos arquitetónicos, como pelo contexto geomorfológico do terreno e presença de uma mancha remanescente de floresta autóctone de carvalho-cerquinho, que estabelece a transição para o mosaico agrícola que se estende na paisagem.
Conta a tradição que…
“Há uma fonte por detrás do Castelo de Porto de Mós. E dizem os mais antigos, que quem beber da água da fonte do Castelo nunca mais sai de Porto de Mós. Tanto que moram aqui em Porto de Mós pessoas naturais de várias zonas do país…“