Está tudo pronto para celebrar os 20 anos da Termatalia, a Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar que se realiza na Expourense (Ourense – Galiza – Espanha) nos próximos dias 29 e 30. Este evento coincide em espaço e tempo com dois importantes acontecimentos que farão da província de Ourense o epicentro mundial do termalismo durante a última semana de setembro e que reunirão profissionais de turismo de saúde de trinta países.
Além da Termatalia, o Congresso Internacional de Turismo Termal realiza-se de 27 a 29 e é organizado pela Associação Europeia de Cidades Térmicas Históricas (EHTTA) e pelo Conselho Provincial de Ourense sob os auspícios da Organização Mundial do Turismo. Na tarde de 30 de setembro e até 2 de outubro, entre a Expourense e o Balneário de Laias, realiza-se o XXI Congresso Nacional da Sociedade Espanhola e Hidrologia Médica. Nas palavras do diretor da Termatalia, Rogelio Martínez, “são três eventos muito importantes, paralelos e complementares, e quero destacar a excelente colaboração entre os organizadores dos três eventos para coordenar a participação do maior número possível de profissionais em todos eles. O sucesso de cada um desses encontros é o sucesso de todos”. Embora estes eventos possam ser acompanhados virtualmente, tem havido uma aposta firme na realização de eventos presenciais com o objetivo que esta semana em Ourense seja o grande ponto de encontro internacional dos profissionais de termalismo e saúde turismo após a pandemia.
Termatalia 2022
Vinte especialistas de Espanha e Portugal participaram na segunda reunião do comité consultivo da Termatalia em que foram delineados os pormenores das atividades profissionais, e também aquelas dirigidas ao público em geral, que terá lugar durante os dias 29 e 30 de Setembro na Expourense como uma feira completa, presencial e como um grande ponto de encontro para a comunidade termal internacional.
Durante este encontro, o diretor da feira, Rogelio Martínez, apresentou as ações relacionadas aos três eixos da Termatalia 2022: o negócio, a formação especializada e o capital relacional que pressupõe a receção de profissionais de trinta países.
Negócios:
A Termatalia receberá expositores de cerca de trinta países da Europa e América. Entre os países que apostaram firmemente nesta edição, é de destacar o Uruguai, que confirmou a presença na feira do seu Vice-Ministro do Turismo, Remo Monzeglio, que participará acompanhado por uma grande delegação de empresários termais desta país que aumentaram seu interesse e participação na Termatalia nesta edição. Também está praticamente fechado e também a bolsa de contratação turística em que participam vinte operadores turísticos da Espanha, Alemanha, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e França e que se reunirão com os expositores da Termatalia.
Formação:
Está completo o programa das Jornadas Técnicas Profissionais Termatalia 2022, cuja organização foi dirigida pela Vice-Reitoria da Universidade de Vigo. Estas conferências abordarão a água termal sob diferentes perspectivas: turística, patrimonial, científica e jurídica. Além das mesas redondas sobre a água organizadas pela Universidade, a conferência Termatalia inclui também a primeira sessão do Congresso da Sociedade de Hidrologia Médica que terá lugar na sexta-feira, 30 de setembro, à tarde. Esta sessão contará com a participação de prestigiados profissionais da hidrologia mundial, muitos deles autênticos gurus para os profissionais do setor, como, para citar apenas um exemplo, o professor Johan Lambeck da Suíça, referência mundial em terapia aquática.
Estes dias incluirão também a apresentação aos operadores turísticos e à imprensa especializada dos destinos termais comprometidos com a Termatalia, como a própria província de Ourense, Uruguai ou as regiões de Múrcia e Extremadura que já são colaboradores próximos da feira, à qual nesta ocasião juntam-se as Cidades Termais da Catalunha. Estas sessões são complementadas com cursos de formação específicos em águas minerais e em tratamentos termais para a pele.
Atividades para o público em geral
Uma vez especificadas as ações profissionais, durante este encontro também foram delineadas as atividades que poderão ser realizadas na feira para que o público em geral conheça tudo o que a Termatalia tem a oferecer. Como de costume, haverá um Water Bar com marcas internacionais de 4 países que participarão da XIX Prova Internacional de Água; uma área de massagem; atividades relacionadas ao wellness yoga e área de alimentação saudável que inclui oficinas de culinária, palestras sobre alimentação consciente e medidas antropométricas. Além de diversas empresas, a Termatalia envolveu também estudantes de formação profissional de ramos ligados ao bem-estar e hotelaria e vários centros de formação profissional da Galiza e de Portugal já confirmaram a sua participação nas atividades.
Uma das novidades deste ano é a celebração na Expourense do World Coffee Challenge – Termatalia 2022 organizado pela empresa francesa Alternative Café. Como resultado disso, este ano também haverá eventos voltados para o café, como um Coffee Bar ou um workshop que explica a importância da água na hora de fazer um bom café. Este concurso foi muito bem recebido e participarão produtores de café torrado de origem de mais de 15 países da América, África e Ásia.
Reunião do Comitê Consultivo da Termatalia
No encontro que se realizou recentemente reuniram-se representantes das diferentes administrações, universidades, associações profissionais e empresas ligadas ao turismo de saúde de ambos os países. Dirigido pelo diretor da Termatalia, Rogelio Martínez, o delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Gabriel Alén, participou desta reunião e Cecilio Santalices participou, representando a Agência Galega de Turismo da Xunta de Galicia; o vice-presidente do Conselho Provincial de Ourense e presidente do INORDE, Rosendo Fernández acompanhado da gerente do Inorde, Emma González; e o diretor da Área de Bem-Estar do Conselho Provincial de Ourense, José Juan Cerdeira; o diretor geral do ICTE, Fernando Fraile; a Diretora Territorial de Comércio da Galiza do Governo de Espanha, Patricia Pérez, a técnica de Turismo Porto e Norte, Cristina Mendes; o coordenador das Termas de Turismo Centro de Portugal, Adriano Barreto, e o representante do Cluster de Turismo e Galiza, Ovidio Fernández.
Em representação das diferentes universidades e associações setoriais, também esteve presente o presidente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica, Dr. Francisco Maraver; o novo diretor da Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade de Santiago de Compostela, Dr. José Martín Carreira; acompanhado pelo co-diretor Dr. Juan Gestal; a vice-reitora da Universidade de Vigo, Elena Rivo; o Reitor da Faculdade de História do Campus de Ourense – Universidade de Vigo, Julio Prada; o decano da Faculdade de Ciências Empresariais do Campus de Ourense – Universidade de Vigo, Montserrat Cruz; a representante da Pelooides Termales, Carmen Gómez; o gerente de Balneários de Galicia, Benigno Amor; o representante da Gala Termal e da Associação Ibero-Americana de Termalismo e Bem-Estar (AITB), Antonio Freire, e o representante do Grupo Caldaria, Vicente Boyer.