Ourense tornar-se-á o epicentro mundial do termalismo durante a última semana de setembro, reunindo três eventos internacionais que juntarão profissionais de turismo de saúde de 30 países. No âmbito da primeira reunião do comité consultivo da Termatalia (Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar) realizada ontem, foram debatidos estes três eventos que vão concentrar a atenção do setor de 27 de setembro a 2 de outubro: – Congresso Internacional de Turismo Termal: de 27 a 29 de setembro, organizado pela Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA) e o Conselho Provincial de Ourense sob os auspícios da Organização Mundial do Turismo. – Termalia: A feira celebra a sua 20ª edição na Expourense nos dias 29 e 30 de setembro.- XXI Congresso Nacional da Sociedade Espanhola e Hidrologia Médica: terá lugar nas Termas de Laias nos dias 1 e 2 de outubro, mas com uma jornada prévia no dia anterior na Expourense, na sexta-feira, 30 de setembro à tarde.
Comité Consultivo da Termalia
25 especialistas de Espanha e Portugal participaram ontem na primeira reunião virtual do comité consultivo da Termatalia, na qual foram apresentadas as principais novidades da próxima edição e recolhidas as diferentes contribuições dos membros desta reunião, entre os quais os representantes das diversas administrações, universidades, associações profissionais e empresas ligadas ao turismo de saúde em ambos os países.
Orientado pelo diretor da Termatalia, Rogelio Martínez, assistiram o presidente da Associação de Termas da Espanha e do Instituto Espanhol de Qualidade Turística, Miguel Mirones, que se fez acompanhar pelo diretor geral do ICTE, Fernando Fraile. Esteve também presente a representante da Secretária de Estado do Comércio do Governo da Espanha, Patricia Pérez, o vice-presidente do Conselho Provincial de Ourense e presidente do Inorde, Rosendo Fernández, assim como o técnico do Inorde, Begoña Cádiz, e o diretor da Área de Bem-Estar do Conselho Provincial de Ourense, José Juan Cerdeira.A Vereadora do Turismo e Termalismo do Concelho de Ourense, Flora Moure, também participou na reunião.Pela parte de Portugal estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco de Melo, a técnica de Turismo do Porto e Norte, Cristina Mendes e o coordenador das Termas Centro de Portugal, Adriano Barreto. A representar a Agência Galega de Turismo da Junta da Galiza, participou Cecilio Santalices.
no rol de representações das diferentes universidades e associações setoriais, estiveram ainda, o presidente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica, Francisco Maraver; o diretor da Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade de Santiago de Compostela, Juan Gestal; a vice-reitora da Universidade de Vigo, Elena Rivo; o decano da Faculdade de Ciências do Campus Ourense – Universidade de Vigo, Francisco Javier Rodríguez; o decano da Faculdade de Ciências Empresariais do Campus de Ourense – Universidade de Vigo, Montserrat Cruz; o diretor do Mestrado em Turismo da Universidade de Vigo, José Antonio Fraiz; a presidente da Sociedade Galega de Talassoterapia, Lourdes Mourelle; a investigadora e doutora em Ciências Químicas, Marita Souto; o gerente de Balneários da Galiza, Benigno Amor; o representante da Gala Termal e da Associação Ibero-Americana de Termalismo e Bem-Estar (AITB), Iria Freire, e o representante do Grupo Caldaria, Vicente Boyer.
Novidades da Termalia 2022
A Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, regressa depois de 3 anos, nos dias 29 e 30 de setembro, como uma feira completa, de modo presencial e apresenta-se como o grande ponto de encontro para a comunidade termal internacional. A a 20ª edição começa com novidades e vantagens importantes para a celebração da feira. Será a primeira edição realizada com a ligação de Alta Velocidade que coloca Ourense apenas 2 horas e 15 minutos da capital de Espanha, Madrid, cidade por sua vez, ligada a 66 países. Esta fantástica conetividade atrairá um maior número de expositores e visitantes e contribuirá também para o posicionamento do termalismo galego como a grande alternativa de saúde e lazer.
Além disso, a Termatalia 2022 é comemorada numa data muito especial para a Galiza, por estar a celebrar o Ano Santo Jacobeu 2021-2022. A feira internacional quer aproveitar esta situação como uma nova atração para oferecer aos expositores e visitantes internacionais que, assim, terão a oportunidade de visitar Santiago de Compostela e ganhar o Jubileu.
Concurso internacional selecionará os melhores cafés torrados na origem
Como de costume, a feira terá um Bar de Águas e contará com a 19ª Prova Internacional de Águas. Uma das novidades deste ano é que a Termatalia sediará o First World Coffee Challenge (wor cofi challenge), concurso internacional que selecionará os melhores cafés torrados na origem, produto que promove sustentabilidade e responsabilidade comercial. É organizado pela empresa francesa Alternative.cafe, que escolheu a Termatalia como cenário para este primeiro concurso.
A estrutura da feira permanecerá como nas edições anteriores, girando em torno de seus três eixos principais: treinamento, negócios e capital relacional. Ao Congresso Internacional de Turismo Termal acrescem ainda as Jornadas Técnicas Profissionais da Termatalia, que se realizam no dia 29 à tarde e no dia 30 todo o dia) nas quais contam com o apoio para a sua organização do Campus da Auga – Universidade de Vigo.
Oportunidade de negócios
Com o lançamento de uma nova edição do Workshop especializado em Turismo de Saúde e Bem-Estar reunirá vinte operadores turísticos internacionais com os expositores.E depois de três anos sem se realizar como feira, a Termatalia 2022 recupera o “capital relacional” que a celebração de um evento como este pressupõe todos os anos, quer seja em Ourense ou na América Latina. É um acontecimento que reúne profissionais de mais de 30 países e que é muito mais que uma feira. Ela é ponto de encontro da família termal internacional.