Depois de encerrar ao público, no dia 11 de março de 2020 face à pandemia Covid-19, o Albergue São Teotónio, em Valença, reabriu as portas.
Para José Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal, “a reabertura deste espaço de alojamento era uma prioridade que agora se concretiza, tendo em vista a sua importância na promoção estratégica e valorização dos Caminhos de Santiago”.
O edifício, que sofreu algumas remodelações e melhoramentos, está apto a receber cerca de 50 peregrinos e adequado para pessoas com mobilidade reduzida.
O Albergue de São Teotónio, inaugurado a 18 de Fevereiro de 2005, foi o primeiro albergue municipal para peregrinos que surgiu em Portugal. No exterior a pedra jacobeia “Ultreia Sus Eia”, dá as boas vindas e o bom caminho aos peregrinos.
Valença é ponto de confluência do Caminho Central Português, da Costa e das Torres, com marcas jacobeias únicas, espelhadas em monumentos, histórias e lendas. Aqui sente-se a magia do caminho com momentos tão singulares como o estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte, sobre o rio Minho, com a Fortaleza de um lado e a Catedral de Tui do outro.
Valença é uma experiência que marca quem percorre as suas ruas, caminhos de ronda, fossos e recantos, numa cidade de fronteira e multicultural, calcorreada pelos peregrinos para Santiago e Fátima.