A Termatalia concluiu as ações profissionais organizadas para esta edição especial de 2021 em que a feira não se realizou enquanto tal, mas em que foram abordados os aspectos relacionados com a formação especializada e o negócio no turismo de saúde.
No que diz respeito à formação, o Congresso Termatalia e o Simpósio Campus Auga, terminaram com a participação, durante três intensos dias, de 72 especialistas de 12 países cujas apresentações foram acompanhadas por cerca de 500 inscritos de um total de 29 países, destacando-se uma vez mais, a participação massiva de assistentes oriundos da Argentina. A análise dos desafios e oportunidades do termalismo após a pandemia e a afirmação dos spas como centros de saúde foram os fios condutores deste congresso, que ofereceu mais de 10 horas de formação por dia. A cerimónia de encerramento de ambos os eventos contou com a participação da diretora da Agência Galega de Turismo, Nava Castro, que referiu que “o termalismo é um tipo de turismo de elevado valor acrescentado, no qual se promove um recurso endógeno, as águas minero-medicinais que fazem parte da nossa identidade e que são uma das melhores apostas para o desenvolvimento da oferta turística de qualidade.
Nava Castro destacou ainda o valor da Termatalia como um exemplo de cooperação público-privada e, sobretudo, um grande exemplo de cooperação, desempenhando um papel fundamental na promoção internacional de Ourense e da Galiza como destinos termais. Com iniciativas como esta edição especial da Termatalia, estamos a trabalhar para aproximar a cadeia de valor da comercialização do turismo e do setor termal, promovendo o desenho de novas ofertas, procurando a colaboração entre as diferentes empresas e avançando, em última instância, para um sector mais profissional e moderno”.
Prémios para as melhores comunicações científicas
Durante a cerimónia de encerramento, o Campus Auga da Universidade de Ourense atribuiu os prémios às quatro melhores comunicações científicas das 23 apresentadas neste congresso. Os reconhecidos foram os seguintes: Património e arquitetura termal: Recuperação e regeneração de nascentes minero-medicinais e termais inundadas por albufeiras. Luis de Ramón Sánchez. Caracterização e desafios futuros dos balneários andaluzes. Aida Pinos-Navarrete, Juan Carlos Maroto-Martos.
Estudo piloto sobre a sobrevivência de Sars-cov2 em águas minerais-medicinais ácidas e potencial capacidade infecciosa. María Lorena Vela, Gisela Masachesi, Miria Baschini, Alejandra Giaveno.
Crenoterapia e medicamentos em pacientes com fibromialgia. Natalia Calvo-Ayuso, María Reyes Pérez-Fernández, Sabela Varela-Rodríguez, Mª Milagros Fernández-Varela, Natalia Fariñas-Valiña.
As melhores águas
A Termatalia, por sua vez, entregou os prémios da 18ª edição da Prova International de Águas, dos quais foram obtidos os seguintes resultados:
– Água de mineralização muito fraca. Um único vencedor.Primeiro prémio: AGUA SANA (Galiza). Água de mineralização fraca. Três vencedores nesta categoria.Primeiro prémio: Fontecelta (Galiza).Segundo prémio: La Sasse (França).Terceiro prémio: Água de Benassal (Comunidade Valenciana).
– Água com gás natural. 2 vencedores.Primeiro prémio: Ventadour (França).Segundo prémio: Magma Original (Galiza).
– Água com gás adicionada. 2 vencedores. Primeiro prémio: Vimeiro (Portugal). Segundo prêmio: Aguas de Sousas (Galiza).
– Prémio de Responsabilidade Social Corporativa: Bezoya (Castilla y León).- Prémio para embalagem inovadora: Bezoya (Castilla y León).Também foi feita uma menção especial às Pedras Salgadas por ocasião dos seus 150 anos.
Promover a alimentação saudável
As atividades relacionadas com o Congresso Termatalia terminaram com o showcooking organizado pela RDA-12 Ribeiro-Carballiño com alimentos de qualidade dos produtores agroalimentares dos vinte municípios que compõem este destino termal. Foi dirigido pelos chefs Domingo González e José Luis López, ambos com vasta experiência como gerentes de cozinhas de spa. Prepararam diversos pratos com os principais produtos das festas gastronómicas destas regiões como o polvo de O Carballiño, os pimentos Arnoia, as enguias Castrelo de Minho e o Pão de Cea, entre outros.
O 2º Congresso Internacional de Água e Saúde de Termatália contou com o apoio da Agência Galega de Turismo, da Câmara Provincial de Ourense e do Departamento de Turismo e Termalismo da Cidade de Ourense. Além disso, contou com a colaboração do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (INPROTUR), do GRD-12 Carballiño-Ribeiro, do Turismo da Extremadura, do Turismo da Região de Murcia – Costa Cálida, da Cátedra Médica Hidrologia da Universidade Santiago de Compostela e RENFE como Transportador Oficial.
Promover a Galiza termal
As ações profissionais da Termatalia contribuíram, uma vez mais, para promover internacionalmente as potencialidades da Galiza no que se refere ao turismo termal, setor que se encontra em processo de recuperação após o encerramento provocado pela pandemia. O gerente dos Balnearios de Galicia, Benigno Amor, referiu que “a maioria dos balneários galegos já estão de portas abertas desde este verão e, entre outras linhas de ação, estão a trabalhar para aproveitar as atracções do Xacobeo 2021-22 como uma alavanca para a recuperação de uma indústria que dinamiza o emprego e a riqueza no interior da Galiza ”.
Termas oferecem serviços aos Peregrinos de Santiago
Também neste congresso foi reforçada a aposta no produto turístico “Um Descanso nos Caminhos”, em que as termas são oferecidas a peregrinos, visitantes e amantes do Caminho de Santiago como estabelecimentos onde podem usufruir de tratamentos termais em sintonia com os valores jacobeus, atuando como espaços de relaxamento, encontro e reflexão pessoal, bem como para desfrutar de atividades culturais, gastronómicas e de lazer no meio ambiente, como visitas guiadas, enoturismo, turismo ativo de baixo impacto ou a vivência gastronómica, para além de explorar rotas de caminhada preferencialmente em troços do Caminho de Santiago.
Argentina sempre presente
Para além da promoção de Ourense e da Galiza, outro dos principais destinos deste 2º Congresso foi a Argentina, que participou como entidade colaboradora e que, através do Instituto Nacional de Promoção Turística – INPROTUR, facilitou o acompanhamento do congresso de seus 44 destinos termais espalhados por 21 províncias.
No dia da inauguração, o secretário executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa comentou que “para nós que estamos empenhados no turismo termal, este encontro é da maior importância. Neste processo gradual de recuperação da normalidade, o turismo de bem-estar, os destinos de natureza vão desempenhar um papel mais do que importante ”, assegurou Sosa, que conhece de perto a atividade, já que durante muitos anos foi Secretário de Turismo da província de Santiago del Estero e foi um dos responsáveis pela projeção internacional das Termas de Río Hondo. “Em 2014 a realização do Termatalia na Argentina foi tão importante que em 2015 foi desenvolvido um plano de marketing internacional”.
Termatalia 2022 no Ano Santo Jacobeu
A próxima edição da Termatalia, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar terá lugar em Ourense em setembro de 2022, aproveitando o duplo Ano Santo Jacobeu para atrair turistas à Galiza. Em 2023, ela será realizada novamente na América Latina.