Decorreu, em Ourense, Espanha, o segundo Workshop especializado em Turismo de Saúde e Bem-Estar da Termatalia em que participaram 24 operadores turísticos de 6 países. Também foi realizada a 18ª Prova Internacional de Água, um concurso que é já uma referência no panorama das água engarrafadas.
O termalismo é fonte de saúde, mas também de identidade e de negócio. Se o assunto principal do dia de abertura foi a importância dos spas na recuperação da saúde, na segunda sessão do Congresso Internacional sobre Água e Saúde da Termatalia e o 4º Simpósio Internacional sobre Termalismo e Qualidade de Vida falou-se do “Património Termal como fonte de identidade de um povo, de compreender uma cultura, uma civilização ou uma paisagem ”, explicou Silvia González Soutelo, investigadora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Madrid. Os diferentes oradores deste segundo dia também insistiram no papel dos spas na promoção de estilos de vida saudáveis e na defesa do turismo de saúde como um produto sustentável, uma vez que, qualquer negócio baseado nas águas termais, implica sustentabilidade e cuidados com o manancial e a sua envolvência.
Manutenção do património termal implica desafios
A importância do termalismo nas populações que dispõem deste recurso também ficou evidente durante a mesa redonda organizada pela Associação Europeia de Cidades Históricas com Património Térmico (ETTHA) em que foram discutidas as boas práticas e os desafios para a manutenção do património termal e do impacto que sua inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO, em julho passado, significa para os spas europeus. Esta conferência acolheu também a apresentação de destinos nos quais o turismo de saúde desempenha um papel fundamental na sua oferta ao viajante, quer como produto em si, quer associado a outros recursos como o sol e a praia, a natureza ou a gastronomia. Foi o caso das regiões da Extremadura e Múrcia, do Centro de Portugal, das zonas galegas Ribeiro e Carballiño, e de países como a Argentina e Uruguai. Este congresso tem sido também motivo de apresentação de novas publicações e guias turísticos relacionados com o termalismo, tais como o “Guia Termal de Destinos Termais do Eixo Atlântico e o Guia de Recursos Termais da região Carballiño – Ribeiro.
Termalismo, a nova tendência para os turistas depois da pandemia
No segundo dia de ações profissionais da Termatalia 2021, a formação especializada e o negócio continuaram ao longo do congresso. Começou, assim, a segunda edição do Workshop especializado em Turismo de Saúde e Bem-Estar, em que 24 operadores turísticos de 6 países (Espanha, Argentina, Alemanha, Perú, Colômbia e Brasil) representaram os mercados europeu e latino-americano. Durante esta jornada, os destinos parceiros do congresso realizaram dezenas de encontros de negócios com grossistas de viagens especializados na comercialização de turismo de saúde e bem-estar.
A pandemia provocada pelo COVID-19 implica uma mudança de tendência dos turistas que passam a apostar num estilo de vida saudável e sustentável, abrindo assim novas oportunidades para o Turismo de Saúde e Bem-Estar que pode oferecer experiências inovadoras e adaptadas às necessidades actuais. O objetivo deste workshop é ajudar a aproximar a cadeia de valor do marketing, para desenhar novas ofertas para o próximo ano 2022, procurando a colaboração entre as diferentes empresas para encontrar sinergias que se somam face às incertezas vividas pelo Turismo na atualidade. Assim, estes operadores turísticos têm visitado diferentes pontos de interesse da cidade e da província de Ourense e do destino Ribeiro-Carballiño.
Prova de Águas é uma referência internacional
Durante esta segunda jornada realizou-se, também, uma nova edição da 18ª Prova Internacional de Águas na qual participaram 15 marcas provenientes de Espanha, Portugal e Franca, já que as restrições da pandemia têm dificultado a participação de marcas de outros países. A degustação foi dirigida por Mercedes González e contou com um júri de especialistas dos três países de origem das águas. A entrega dos prémios aos vencedores deste concurso será realizada nesta sexta-feira, durante a cerimónia de encerramento do Congresso. Esta degustação foi complementada com um bar de águas onde os congressistas puderam conhecer as diferentes marcas e as suas composições.
A Prova Internacional de Águas é já uma referência internacional para marcas de embalagens de água mineral que utilizam como ferramenta de marketing que atesta a sua qualidade, incluindo, até, o prémio no rótulo da própria garrafa.